Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

EPIDENDRUM CILIARIS
 

 
 
As fotografias acima representam a Coilostylis ciliaris (Epidendrum ciliare), que é uma orquídea de pequeno porte, as minhas foram encontradas perto de Bragança do Pará, no Pará, em arvore tombada junto ao leito do charco que beira a estrada que leva para praia, lembro que fiquei completamente atolado no lodo para retirá-las. Algumas já estavam mortas dado a salinidade, quando da maré alta. A planta chega perto dos 10 cm,, e sua haste floral de até 15 cm.

As minhas mudas foram coletadas e salva da maré alta no ano de 2007.

Segundo a Wikipédia o Epidendrum ciliare é uma espécie de orquídea epífita do gênero Epidendrum
Esta é uma espécie muito comum, com grandes flores vistosas, que podem ser reconhecidos pelo lábio branco e 3-lobadas com, metade lobo fino longo e lobos laterais fortemente laciniado.
Descrição
É uma orquídea epífita , rizomatosa ;  Folha 23 cm de comprimento e 4,5 cm de largura, ápice obtuso, coriáceas. inflorescência em cachos com 15 cm de comprimento, com 4-6 flores muito vistosas, pedúnculo 5-13 cm de comprimento, castanho-escuro ao verde oliva as brácteas perseguido semelhante em forma ao basal e brácteas florais apical, até 6 cm de comprimento, as brácteas florais embainhando bases dos pedicelos, flores com pétalas e sépalas verdes, lábio branco com grãos amarelos; sépalos 60 mm de largo y 5 mm de ancho, acuminados; pétalos de 55 mm de largo y 5 mm de ancho, acuminados; sépalas 60 milímetros de comprimento e 5 mm de largura, acuminado; pétalas 55 milímetros de comprimento e 5 mm de largura, acuminado; a parcela livre do lábio 40 milímetros de comprimento e 22 mm de largura, 3-lobadas, os lóbulos laterais falcados, a 20 mm de comprimento e 5 mm de largura, todo dentro, mas o lado forte e irregular laciniate no exterior. Ovário e pedicel juntos 8 cm de comprimento. [1]

Possuo oito exemplares e posso dispor para trocas, para tanto basta me contatar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores