Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DENDROBIUM LODDIGESII

         PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0236

     Mais uma asiática desfilando suas cores lá no orquidário, a lindíssima Dendrobium Loddigesii, muito florífera. Minhas mudas, de duas adquiridas em 2005 lá no Mercado Público em São Paulo, capital, se transformaram em mais de 12 vasos, tal como o da foto, onde se pode observar as novas mudas, já prontas para transplante.

     Tudo indica que o frio faz com esta planta melhore a quantidade de flores, basta observar a diferença da floração deste ano, agora em outubro/2014, do vaso abaixo, cujo inverno aqui no Rio Grande foi bastante ameno, com a do mesmo vaso, em 2010, quando fez muito frio, logo a abaixo.

       
     Deste ano, 2014, um outro vaso.

          Floração de 2010.

           Três flores em detalhe.
       Segundo a Wikipedia Internacional o Dendrobium  Loddigesii  é uma miniatura de pequeno porte, quente ao frio crescente epífita , litófita ou orquídea terrestre que vem e Laos , Vietnã e China . Pode ser encontrada nos úmido, coberto de musgo, misturado e florestas de coníferas em altitudes de 1000-1500 metros, em áreas com inverno seco e uma primavera chuvosa e verão. A planta tem adornado, pingente, subterete, estriado, branco com bainha de várias hastes, levando suplentes, carnosas, oblongo, folhas agudas. Plicatol B é um fenantreno que pode ser isolado a partir da orquídea. 

            E, finalmente, uma das flores em detalhe.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores