Arquivo do blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DENDROBIUM NOBILE "ROSADINHA"

Floração atual lá em casa, desde 05/08/2014
  
Esta floração é do ano de 2010:

                                                                                                                                                                                                            Eis a primeira Dendrobium Nobile a florescer este ano lá nos altos de Viamão/RS, como   não consegui identificar sua variante dentro das, imagino, centenas de Nobiles, para mim intitulo-a como sendo um Dendrobium Nobile "Rosadinha".

            Tenho uma variedade bastante inúmera de Nobiles, todos eles adquiridos ou em feiras livres ou em orquidários profissionais. 

             Este veio de Londrina, eu o adquiri numa Feira Livre, de um Floricultor japonês, sem uma denominação mais detalhada senão Dendrobium Nobile.

Esta floração é de 2010:
           Sabemos que os Nobiles geraram centenas, senão milhares, de cruzamentos genéticos, por isso tanta variação de cores e formatos, e também tanta falta de informações a respeito das possíveis identificações, e a origem dos cruzamentos.

         Nos próximos dois meses muitos Dendrobiuns haverão de florescer cá em casa, a medida em que isso acontecer, providenciarei em fotografá-los para futuras postagens.

         Não conheço nenhuma orquídea cuja propagação seja tão fácil e  de tão elevado sucesso. Basta amarrar um caule já florescido e sem folhas, depois de cortando da planta mãe, em uma árvore, qualquer que seja o tipo, e ei-lo formando uma brotação, uma nova planta. 

           Agora, querem saber, apesar de toda esta simplicidade, são flores duráveis e muito belas, em muitos momentos apresentam formatos surpreendentes e cores fascinantes.

            Deste padrão possuo algumas mudas para trocas, se alguém desejar efetuar troca é só contatar.

E, agora, mais duas florações deste ano, 14/09/2014, dois vasos com este padrão:


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores