Arquivo do blog

sábado, 25 de outubro de 2014

MORANGO

         Para quem pensa que cultivar Morango, da variedade vermelha, é tarefa difícil e complicada, informo que a planta tem poucas exigências, ou seja, terra boa, umidade constante e muito sol. Afora isso, sempre que possível, após o anoitecer, de uma a duas horas depois, tomar de mão uma lanterna com bom foco e ir catar e eliminar os caracóis e lesmas que adoram se deliciar nos frutos. Nada de agrotóxico, ou lesmóis, me proíbo de utilizar hormonios ou inseticidas, quero degustar frutos sadios. 

            Minha cultura é feita em vasos e tem demonstrado um ótimo resultado, basta ver os vasos abaixo.



        É possível observar morangos já maduros, prontos para a colheita, frutas verdes em crescimento e muitas flores por fomentar futuros frutos.
          Como possuo uns trinta vasos deste porte e quase todos nestas condições já sabem que na época de produção morango é que não falta aqui no alto Viamão RS, em minha casa.
          Quem não sabe a forma de degustá-los! Seja ao natural, embebidos no açúcar, com chocolate, em chimías e também, um descoberta recente, ao menos para mim, dá para fazer um ótimo licorizado, que acaba por conter uma execente quetura, portanto propício para os dias frios. 
        
         Segundo a Wikipedia o Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas)
         O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750 por meio de um cruzamento deFragaria virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, que fora trazida do Chile por Amédée-François Frézier em 1714. 
         Tecnicamente, o morango é um fruto acessório agregado, o que significa que a parte carnuda deriva não do ovário da planta, mas dareceptáculo que sustenta os ovários.

          Nesta pesquisa acabei por descobrir a existência de um morango branco, bom estou procurando onde encontrar mudas.




Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores