Arquivo do blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ANACHEILIUM (OU PROSTHECHEA) VESPA TIPO

        PLANTA IDENTIFICADA: N 0188

     Possuo quatro plantas desta variedade, Anacheilium Vespa, ou ainda Prosthechea Vespa, como alguns preferem classificá-la, e todas tem origem em derrubada de mata na serra do mar, nos arredores de São Paulo SP. Estão comigo desde 2000 e dois vasos deverão ser separados, dando origem a mais duas plantas. 

                              Nesta foto um dos vasos, por inteiro. 

                                  Nesta foto uma das hastes florais.

                           Foto de duas flores, com maior aproximação.

    E, finalmente, a foto de uma delas, em detalhe.

        Segundo a Wikipedia a Anacheilium vespa é uma espécie de orquídea muito comum por quase toda América LatinaCaribe e sul dos Estados Unidos, a qual, pela ampla dispersão, originou diversas variedades decorrentes da diferenciação de grupos de plantas geograficamente isoladas. Muitos destes grupos são frequentemente classificados como espécies autônomas não havendo consenso sobre os limites de cada espécie. A tendência moderna é classificar este conjunto de espécies como um complexo onde algumas espécies são reconhecidas, outras relegadas à sinonímia. A separação de cada uma das espécies é sempre um problema de difícil solução, dai o elevado número de sinônimos que apresenta. Não há consenso também sobre o gênero em que devem ser classificadas. Muitos defendem sua classificação no gênero Prosthechea.

MAXILLARIA UNCATA

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0250

     Minha planta é única lá no orquidário e venho cuidando dela com muita atenção desde 1999, sendo sua origem dos arredores de Nova Trento SC, em derrubada de mata já detalhada aqui, em outra postagem.
     Ela é muito florífera, as vezes florescendo mais de uma vez por ano, dependendo do calor e umidades no meio ambiente.

       Na foto abaixo a planta e sua floração, por inteiro.

    Com maior aproximação, foto com tres flores, uma semi-aberta.
 
                                Foto de uma das flores, em detalhe.

     Segundo a Wikipedia Internacional a Maxillaria uncata, a Maxillaria em forma de gancho, é uma espécie de orquídea que vão desde o sul do México até o sul do Brasil.

MILTONIA FLAVESCENS

         PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0084

       Foi no ano de 1998 que ganhei duas mudas desta orquídea quando a trabalho em Nova Trento SC, as irmãs tinham uma planta grande enraizada em uma figueira, depois de um bom "choro" elas foram colocadas nas minhas mãos. Tanto se multiplicaram, que hoje possuo inúmeros vasos, todos florescendo anualmente, sempre nos novembros da vida.

              Na foto abaixo um dos vasos, por inteiro.

    Nesta foto um trio em sequência, que é como se apresentam.

    Uma das flores, em detalhe.

                            Abaixo, uma foto do labelo em detalhe.

    Segundo a Wikipedia a Miltonia flavescens é uma espécie botânica de orquídeas epífitas provenientes do Brasil, do norte da Argentina e do Paraguai.
O nome do gênero - Miltonia - foi batizado em homenagem ao inglês, colecionador e jardineiro de orquídeas, Lord Fitzwilliam, visconde de Milton.
       Quanto a morfologia esta planta tem duas folhas compridas de 30 a 35 cm de comprimento e 2,5 a 3 cm de largura, que nascem de pseudobulbos elípticos compridos e achatados de 5 a 12 cm de comprimento.
        A haste floral nasce da base do rizoma e contém de 7 a 10 flores de cor creme com pintinhas marrons.
        Cultivo: Esta planta é fácil de cultivar com tutores. O substrato deve favorecer a drenagem, porque as raízes necessitam de aeração. É conveniente cultivar em troncos ou cascas de madeira ou sobre galhos. Não se deve permitir que o substrato seque totalmente.

BIFRENARIA INODORA VAR MARROMNACEA

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0120

     Possuo duas plantas da Bifrenária Inodora, as duas estão comigo desde 2000, e tem sua origem em derrubada de mata, autorizada via plantio de novas árvores, em local nos arredores de Angelina SC. Quando lá estive muitas plantas estavam condenadas a morrer e serem queimadas, muitas delas mudinhas pequenas, que vieram a se desenvolver lá em casa. As bifrenárias, porém, já eram adultas e floresceram quase que de imediato, e mantém florações anuais desde então, sempre em novembro.

     Na foto abaixo uma das plantas, onde podem observar que a planta não emite um caule muito desenvolvido quando da formação do botão e por consequência, para as flores. 

    As flores em dois tempos, nesta abaixo, para observarem a flor e ao lado botões ainda fechados.
 
    Já nesta abaixo, uma das flores já aberta em plenitude e uma outra ainda semi aberta.

      Segundo a Wikipedia a Bifrenaria inodora é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que existe do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, no Brasil,1 onde habita florestas úmidas abertas. Pertence ao grupo das Bifrenaria grandes, as quais nunca foram classificadas nos gêneros Adipe ou Stenocoryne. Pode ser facilmente reconhecida pelo lobo central do labelo de suas flores que é duas vezes mais comprido que largo.

ENCYCLIA ONCIDIOIDES

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0046

       Possuo duas plantas desta Encyclia Oncidioides, as duas com sua origem em derrubada de mata lá nos arredores de Peruíbe SP, na mata atlântica litorânea, no ano de 2001, desde então elas florescem todos os anos.  

Na foto abaixo a planta por inteiro, com suas duas hastes florais 
 
    Na foto abaixo uma das flores nos primeiros momentos em que abriu, mais esverdeada, e sem perfume.

    Já esta, da foto abaixo, aberta a mais dias, apresenta uma tonalidade dum amarelo esverdeado, acredito que por sua maturação e apresenta um leve perfume, bem agradável.

      Segundo a Wikipedia a Encyclia Oncidioides é um espécie de orquídea rupícola que vegeta no Nordeste brasileiro (esclarecendo que a minha foi encontrada em Peruíbe, no litoral paulista). Planta vigorosa, com pseudobulbosovóides e fusiformes de 20 centímetros de altura, portando duas ou três folhas lineares, coriáceas e lanceoladas de 40 centímetros de comprimento e de cor verde-amarelado.
Inflorescências eretas e ramificadas com mais de 1 metro de altura, portando grande quantidade de flores. Flor de três centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelo-pálidas, densamente reticuladas de marrom.
Floresce no verão.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores