Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VANILLA NOID



A Vanilla Noid (não identificada) ao lado também  é nativa do município de Tacaratu, convive muito proximamente com os Catasetuns, em palmeiras da região, preferencialmente nos sitios que se localizam aos sopés das serras, tal qual a Serra do Cruzeiro.
Trata-se de uma planta trepadeira, tipo cipó, que vai subindo pelos caules das palmeiras até chegar em suas folhagens, onde ramifica e produz suas flores.


Encontrei muitas plantas de vanillas já sem flores, mas com inúmeras capsúlas de sementes, como as da fotografia acima.

Sabe-se que uma espécie de Vanilla é responsável pela produção de baunilha, quando natural,  ainda que hoje a produção industrial seja  toda ela sintética.

Acima, postei uma foto emprestada de um artigo a respeito de plantações desta espécie de vanilla, com o intuito de explorar a essência natural.

Desconheço a classificação deste espécie, mas quando voltar a florescer vou pesquisar e informar.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores