Arquivo do blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MAXILLARIA CHRISANTHA "CANELA 2"
Flor fotografada em 2010: 
          
Esta Maxillaria Chrisantha, agora identificada via Google, mas com diferenças tangíveis em relação a " Canela 1", parte daquelas orquídeas recolhidas em mata derrubada nas proximidades de Canela/RS.

            Vaso fotografado em 2010:            
           As plantas, esta e a postada originalmente como sendo a Maxillaria Noid "Canela 1", agora Chrisantha Canela 1, em si, são muito parecidas, com a diferença de que na primeira os bulbos são mais robustos e ficam bem juntinhos uns dos outros; nesta, como se pode ver na foto da planta, os bulbos são menores e crescem a uma certa distância um do outro, em ordem sequencial.

          Já em relação as flores, a igualdade fica apenas quanto ao labelo das duas, de resto, enquanto nesta, " Canela 2",  as sépalas e pétalas são mais finas e estreitas, na outra, "Canela 1", estas são cerosas e mais encorpadas, num amarelo mais quente.

         Desta planta consegui resgatar umas quantas mudas, até porque não consegui repor nada na natureza, junto a propriedade em questão, o proprietário havia cortado todas. Destas, muitas delas estão com flor por abrir, gosta de frio a pequena, florescem de julho a agosto aqui nos altos de Viamão/RS.

     Vaso fotografado agora em agosto de 2014, ainda florida lá em casa:


       O vaso abaixo representa as diferenças que tenho alegado nas postagens originais, as mudas fazem parte do mesmo local e árvore, porém detalham diferenças evidente, só não sei se o suficiente para determinar que sejam espécimes diferentes, ou meras sutilezas da mãe natura. Se souberes me esclarecer, comente por aqui.
       
          Podem ver que as diferenças são bastante expressivas.

         Portanto, possuo algumas mudas para trocas, quem se habilitar é só contatar.  Quanto a confirmação da identificação, agradeço qualquer informação mais detalhada.       

MAXILLARIA UBATUBANA

MAXILLARIA UBATUBANA

Vaso florido nesta data, lá em casa: 05/08/2014







            Esta é uma das minhas Maxillarias Ubatubana, trata-se  de uma orquídea muito assemelhada a Maxillária Picta, quanto a flor, onde esta é menor, mas diferenciadas, quanto a planta. Enquanto as folhas da Picta lembram mais uma gramínea, mais finas e pendentes, na Ubatubana elas são mais firmes, encorpadas e se mantém eretas.

            Minhas plantas, todas elas, vieram de São Paulo, dos arredores de Atibaia, das encostas da montanha, não lembro o nome, mas de cujos paredões os aficcionados por Asa-Delta costumam se jogar, na pratica do esporte, no ano de 2002.

          Nas junções das grandes rochas existem centenas de touceiras destas orquídeas e dão um show quando em floração, ao menos davam lá pelos idos de 1997, quando por lá estive pela primeira vêz.

            Se estão pensando em crime ecológico, enganaram-se, não retiro plantas nativas de seus locais se lá estiverem seguras. Alguém as havia colhido, sim, mas as havia abandonado na beirada da estrada que sobe a montanha. Como o que sobe, também desce, foi na descida que as percebi de dentro do carro, estacionei e elas vieram comigo. Como estão comigo até hoje e todos os anos florescem e perfumam meu ambiente, penso que estão felizes com a troca.
            Enquanto na segunda foto se apercebe o amarelo vivo na parte interna das pétalas, na terceira foto dá para se ter uma idéia plena das manchas laterais nas pétalas e sépalas quando vistas lateralmente.

A Planta seve ser cultivada em meio de casca fina, musgo esfagno completo, ou montados em treefern ou cortiça. Aceita bastante luminosidade.  Regue regularmente e manter mix úmido, mas não molhado, porém exige descanso semi-seca até o mês de inverno.           

             De lá pra cá já consegui muitas novas mudas, nos meus cortes, portanto possuo algumas mudas para trocas, quem se interessar é só contatar.

                     Neste momento acabo de renovar as fotos destas orquídeas, mais de vinte vasos estão floridos lá em casa e deram um espetáculo. O melhor foi o perfume sensacional que exalam das dez horas da manhã até perto das quatorze horas, só neste horário, não me pergunte porque?


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores