Arquivo do blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CYRTOPODIUM GIGAS

     PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0234
                                 Floração em novembro \ dezembro 2015.
    Uma das flores o maior aproximação, novembro \ dezembro 2015.

   Minhas mudas tem origem em lugares diferentes e distantes, duas delas foram encontradas onde menos provável seria existissem, pois estavam em uma árvore de Salso, a beira rio, lá no Rio Vacacai, na margem do outro lado, a frente daquele paredão em que meu avô, Amaro de Lima Borges, ergueu a casa de veraneio dos Borges, o que resultou no hoje intitulado Paredão dos Borges, lugar que tanto amamos. 

    Eu passava, de canoa, depois de estar pescando uns pintaditos, a frente do Salso, já quase tombado no rio (fato que se confirmou na próxima enchente), quando percebi numa de suas forquilhas duas pequenas plantas, parecendo pequenas palmeiras, mas já com Bulbos bem crescidos. Óbvio, reconheci, ali, uma variedade de orquídea. Entre deixá-las, plural, porque eram duas mudas, perecerem numa próxima enchente ou levá-las comigo, a resposta está na floração abaixo.

     Quando floresceu a primeira vez, depois de quatro anos envasadas em xaxim, confirmei a quase impossibilidade de poder encontrá-las nas barrancas do Vacacai...o que não é a natureza em sua predisposição por fazer sobreviver as espécies, e, claro, os ventos que trouxeram duas ou mais pequeníssimas sementes, tão longe, pois esta espécie é tipicamente praiana.

     Estas duas plantas, são comprovadamente Gigas, pois já floresceram diversas vezes e consegui classificá-las. As outras três mudas ainda não floresceram e permanece a incerteza. Uma delas veio de perto de Londrina PR e as outras duas são mineiras, da Serra do Cipó.

    O vaso abaixo representa um dos floridos, com sua haste de flores ainda parcialmente abertas, em novembro 2014.
 
         Na foto  abaixo uma aproximação , em detalhe, em novembro 2014.

       E, por fim, uma das flores, em detalhe, muito linda não é mesmo!? Em novembro 2014.

           Segundo a Wikipedia o Cyrtopodium Gigas é uma espécie epífita e rupícola que vegeta em grande parte do litoral brasileiro, muitas vezes também sobre detritos vegetais. Com Pseudobulbos altos, de até 1 metro de altura, fusiformes e afunilados na sua base e na sua ponta, portando folhas alternadas, lanceoladas e largas, plissadas, de 40 centímetros de comprimento. Hastes florais densas e ramificadas de até 1 metro de altura, com até 120 flores. Flor de 3 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas amarelas, densamente matizadas de marrom claro. Labelo curto, de cor amarela.


BULBOPHYLLUM ODORATISSIMUM TRICHOSEPALUM

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0208

       Mais uma pequena jóia da natureza com origem asiática, como outras desta espécie também esta apresenta um formato bastante diferenciado, uma das característica desta espécie é justamente seus formatos inusitados, e seus perfumes, as vezes estranhos, até mesmo com cheiro de carne podre, o que não é o caso deste, levemente com perfume adocicado.

        Minha planta, filha única, foi adquirida de orquidário profissional e demorou um pouco para produzir flores, ou mesmo um crescimento normal, tudo porque não uso qualquer tipo de produto para induzir a planta, seja para melhorar sua aparência, seja para fomentar maior produção de flores (e é óbvio que eles agem desta forma). Prefiro que se adaptem e sobrevivam por conta própria, que busquem sua sobrevivência, partindo do pressuposto de que é assim na natureza. Naturalmente eu as ajudo, em relação a água quanto o tempo fica muito seco e em relação ao subtrato, quando este já perdeu suas potencialidades.  

    Na foto abaixo a planta com seu crescimento um tanto desordenado e suas muitas pequenas flores. É fácil atentar que a planta esta completamente adaptada ao meio ambiente em que convive, aqui no alto Viamão RS.

       Na foto abaixo o conjunto de suas pequenas flores.

         Esta espécie de orquídea tem habitats tanto a nível de planície florestal quanto em florestas montanhosas em Assam,  no Himalaia Oriental, Índia, Nepal, Butão, Tailândia, Laos, Vietnã e incluindo a China, em altitudes de 800-2500 metros.

    Na sua cultura é recomendado manter plantas num intermediário de temperaturas quentes. Mantendo úmidas no verão, não permitindo o substrato secar,  já no inverno mantê-lo seco, reduzindo as regas. Mantenha-o com bom movimento de ar para evitar o crescimento de fungos. Manter as plantas na sombra.  Preferencialmente utilizar vasos com esfagno e cascas finas.

ZYGOSTATES ALLENIANA

          PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0235

       Estas pequeníssimas orquídeas são gauchas e se encontram presentes em quase todo o território do Rio Grande do Sul, e noutros estados do sul brasileiro, mas esta planta ai da foto abaixo, ainda por florir, é de um local com o qual tenho profunda raízes, na verdade amo de paixão curtir suas naturas sempre que posso. Estou falando do local denominado Paredão dos Borges, o nosso Paredão, no compasso das matas e de um rio sobejando vidas com a sua exuberância. Pois se lá forem, logo abaixo do nosso "chateau" existem duas laranjeiras de cheiro (aquelas pequenas que comemos com casca e tudo ou resultam em ótimos licorizados, se colocadas em potes embebidas na cachaça mais açúcar), atentem nos seus galhos e encontrarão muitas mudas desta pequena preciosidade. Mas já vou avisando, nada de retirá-las, afinal não é terra sem dono...e os donos são conservadores e ciumentos, eu particularmente, até porque quem plantou aqueles frutíferas fui EU! Outras podem ser encontradas numa árvore bem pertinho da casa dos amigos Marcio e Débora, lá estão, ir lá nos outubros da vida é observá-las em flor.     

         No vaso abaixo podemos observar as hastes em botão

        No vaso abaixo, com as flores já abertas, as pequenas micros mostram sua beleza ( são em média do tamanho de uma cabeça de fósforo).

        Para cultivá-las devemos ter presente a manutenção de uma umidade relativa, elas não toleram ficar secas por muito tempo, quando isso acontece, definam e podem morrer, pois não tem bulbos para armazenar nutrientes.

     Para que vocês tenham uma dimensão real do tamanho da nossa pequena preciosidade, vejam abaixo, que emprestei via site, numa foto de Milan Vágner. 



DENDROBIUM AGREGATUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0183  

       Esta é mais uma asiática que faz parte do meu pequeno orquidário lá no alto Viamão, e o vaso abaixo recém foi adquirido e veio a somar-se a um que tenho a anos. Agora serão dois vasos, pois já possuo um que neste ano promete uma grande quantidade de cachos de flores, pois como planta já atingiu uma maturidade maravilhosa (é ver a foto logo abaixo, em vaso de argila, com algumas flores já abertas). 


Como prometido, ei-lo abaixo, plenamente florido e dando um espetáculo a parte...

         Tenho até pena de repartí-lo na produção de novas mudas, por isso adquiri uma nova muda (foto logo abaixo), agora é aguardar que esta também atinja a formação deste primeiro. 


         Agora atentem as diferenças entre as flores, será a mesma espécie? Penso que dentro da mesma espécie, existem variedades, melhor pesquisar um pouco...



Nome: Dendrobium lindleyi
Sinonímia: Dendrobium aggregatum (é assim que é mais conhecido no Brasil), e dentre outros: - Dendrobium lindleyi var. majus; 
- Dendrobium alboviride var. majus; 
- Callista agregata 

Origem: É planta nativa do Sudeste da Ásia, com habitats na China, Índia, Tailândia, Vietnam, Himalaia, Indochina e Birmânia. 

Hábitat: Floresta Tropical, planta epífita. 

Produção: Sementeira Clima: Intermediário Luminosidade: Média, 50% de luz 

Inflorescência: Com cacho pendente, com muitas flores 
Tamanho das Flores: Média – 3 a 6 cm 
Época de Floração: Inverno (seria?). 
Odor: Inodoro 
Duração da Flor: 10 a 20 dias 

Para seu cultivo: São plantas bulbosas por isso gostam de ficar penduradas. Crescem melhor em caixetas de madeira, com pedaços de cascas de árvores como substrato, indo muito bem em placas de cortiça ou de xaxim. Também podem ser cultivadas em vasos de barro ou de plástico, neste caso com substrato de rápida secagem. Observar na adubação a metade do que é indicado na embalagem. Diminuir a rega durante o inverno, estação na qual a adubação deve ser suprimida. A propagação pode ser feita pela divisão da planta, com pelo menos 4 bulbos em cada pedaço (estas informações foram encontradas no site da Fênix Plantas e Jardins).


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores