Arquivo do blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

BULBOPHYLLUM ODORATISSIMUM TRICHOSEPALUM

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0208

       Mais uma pequena jóia da natureza com origem asiática, como outras desta espécie também esta apresenta um formato bastante diferenciado, uma das característica desta espécie é justamente seus formatos inusitados, e seus perfumes, as vezes estranhos, até mesmo com cheiro de carne podre, o que não é o caso deste, levemente com perfume adocicado.

        Minha planta, filha única, foi adquirida de orquidário profissional e demorou um pouco para produzir flores, ou mesmo um crescimento normal, tudo porque não uso qualquer tipo de produto para induzir a planta, seja para melhorar sua aparência, seja para fomentar maior produção de flores (e é óbvio que eles agem desta forma). Prefiro que se adaptem e sobrevivam por conta própria, que busquem sua sobrevivência, partindo do pressuposto de que é assim na natureza. Naturalmente eu as ajudo, em relação a água quanto o tempo fica muito seco e em relação ao subtrato, quando este já perdeu suas potencialidades.  

    Na foto abaixo a planta com seu crescimento um tanto desordenado e suas muitas pequenas flores. É fácil atentar que a planta esta completamente adaptada ao meio ambiente em que convive, aqui no alto Viamão RS.

       Na foto abaixo o conjunto de suas pequenas flores.

         Esta espécie de orquídea tem habitats tanto a nível de planície florestal quanto em florestas montanhosas em Assam,  no Himalaia Oriental, Índia, Nepal, Butão, Tailândia, Laos, Vietnã e incluindo a China, em altitudes de 800-2500 metros.

    Na sua cultura é recomendado manter plantas num intermediário de temperaturas quentes. Mantendo úmidas no verão, não permitindo o substrato secar,  já no inverno mantê-lo seco, reduzindo as regas. Mantenha-o com bom movimento de ar para evitar o crescimento de fungos. Manter as plantas na sombra.  Preferencialmente utilizar vasos com esfagno e cascas finas.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores