Arquivo do blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

DENDROBIUM AGREGATUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0183  

       Esta é mais uma asiática que faz parte do meu pequeno orquidário lá no alto Viamão, e o vaso abaixo recém foi adquirido e veio a somar-se a um que tenho a anos. Agora serão dois vasos, pois já possuo um que neste ano promete uma grande quantidade de cachos de flores, pois como planta já atingiu uma maturidade maravilhosa (é ver a foto logo abaixo, em vaso de argila, com algumas flores já abertas). 


Como prometido, ei-lo abaixo, plenamente florido e dando um espetáculo a parte...

         Tenho até pena de repartí-lo na produção de novas mudas, por isso adquiri uma nova muda (foto logo abaixo), agora é aguardar que esta também atinja a formação deste primeiro. 


         Agora atentem as diferenças entre as flores, será a mesma espécie? Penso que dentro da mesma espécie, existem variedades, melhor pesquisar um pouco...



Nome: Dendrobium lindleyi
Sinonímia: Dendrobium aggregatum (é assim que é mais conhecido no Brasil), e dentre outros: - Dendrobium lindleyi var. majus; 
- Dendrobium alboviride var. majus; 
- Callista agregata 

Origem: É planta nativa do Sudeste da Ásia, com habitats na China, Índia, Tailândia, Vietnam, Himalaia, Indochina e Birmânia. 

Hábitat: Floresta Tropical, planta epífita. 

Produção: Sementeira Clima: Intermediário Luminosidade: Média, 50% de luz 

Inflorescência: Com cacho pendente, com muitas flores 
Tamanho das Flores: Média – 3 a 6 cm 
Época de Floração: Inverno (seria?). 
Odor: Inodoro 
Duração da Flor: 10 a 20 dias 

Para seu cultivo: São plantas bulbosas por isso gostam de ficar penduradas. Crescem melhor em caixetas de madeira, com pedaços de cascas de árvores como substrato, indo muito bem em placas de cortiça ou de xaxim. Também podem ser cultivadas em vasos de barro ou de plástico, neste caso com substrato de rápida secagem. Observar na adubação a metade do que é indicado na embalagem. Diminuir a rega durante o inverno, estação na qual a adubação deve ser suprimida. A propagação pode ser feita pela divisão da planta, com pelo menos 4 bulbos em cada pedaço (estas informações foram encontradas no site da Fênix Plantas e Jardins).


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores