Arquivo do blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

BIFRENARIA TYRIANTHINA SEMI-ALBA "DOURADA"

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0186

    Possuo algumas dezenas destas plantas e todas são mineiras de origem, salvas que foram das jazidas de minério de ferro, perto Igarapé MG, cuja história já contei aqui no Blog, em outra postagem. Linda e perfumadas elas dão um espetáculo a parte quando em flor.

       Este vaso e sua floração, em outubro/novembro 2015.

             A foto do vaso, pegando toda a planta, que será separada após a floração, de 2014..
 
                      Uma das flores, vista mais de perto, outra de 2014..

            E sua beleza em detalhe, de 2014.

         Segundo a Wikipedia as Bifrenaria tyrianthina é uma espécie de orquídea rupícola, ocasionalmente epífita, de crescimento cespitoso que só existe na Bahia e em Minas Gerais, no Brasil, onde habita áreas bem iluminadas, frequentemente sobre pedras totalmente expostas ao sol, eventualmente dele parcialmente abrigadas, crescendo em árvores com folhagem rala. Pertence ao grupo das Bifrenaria grandes, as quais nunca foram classificadas nos gêneros Adipe ou Stenocoryne. Esta espécie é a que flores maiores entre todas as Bifrenaria. Por sua ampla dispersão e diversas populações isoladas existentes, trata-se de espécie extremamente variável com múltiplos sinônimos e variedades de cor, forma, e comprimento da inflorescência. Este último era inicialmente utilizado para separar estas espécies da Bifrenaria harrisoniae com a qual muito se parece, no entanto, sabe-se hoje que o comprimento da inflorescência de ambas espécies varia conforme a população. A única maneira de diferenciar ambas as espécies é pelo comprimento do calcar na base do labelo, que a B. tyrianthina tem duas vezes mais longo que a coluna e a B. harrisoniae quase do mesmo comprimento, e pelo estipe, que na B. harrisoniae e largo e na B. tyrianthinaé estreito.


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores