Arquivo do blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ARUNDINA BAMBUSIFOLIA LILASARROCHEADA

        A Arundina produz muitas mudas, keikes, depois da primeira floração de cada caule, e foi desta forma que montei meus vasos, aqui e ali, nas minhas visitas a Entidades ou particulares, fui "chorando" alguns e hoje tenho inúmeros vasos da Lilásarrocheada e um da Branca.
        O vaso abaixo da um exemplo da envergadura a que chegam, formam quando em jardins fotografias maravilhosas, pelo conjunto das flores.

         Na foto abaixo, a flor, em detalhe.
        
         E, por fim, a foto do labelo, em detalhe.

         Segundo o site BIOLOGADOS, na Galeria referente a orquídea Bambu, como é popularmente chamada, é uma terrestre, muito utilizada em jardinagem por se adaptar bem a locais ensolarados e por sua floração ser contínua durante o ano todo. Formam toceiras e ficam muito bonitas quando plantadas junto a muros. Formam uma espécie de cerca-viva. 
         Podem ser amplamente utilizadas em jardins. Ficam espetaculares quando plantadas junto a muros, cercas ou paredes. Formam touceiras, podendo chegar a dois metros de altura. É bastante rústica e de fácil cultivo.
         Origem: asiática.

         Floração: Em regiões de clima quente, acontece durante o ano todo. Em regiões mais frias, a floração ocorre principalmente na primavera e verão. Não tolera geadas. As flores vão se abrindo uma a uma, sucessivamente na ponta de cada haste (inflorescência terminal). As flores, muito bonitas, são lilases com o labelo roxo.
         Existem outras variedades, minhas conhecidas apenas a mais comum, acima citada e a branca, que também possuo.
         Estou com muitas mudas em andamento, seus destinos serão o de enfeitar os arredores do nosso "chateau", lá nas barrancas do Rio Vacacai,  pois nem só de frutos e peixes, e, claro, as cevinhas e o churras de cada dia, vive um homem, sentir-se iluminado e perfumado por flores também move o nosso mapa astral no nosso convívio com a mãe matura e o grande PAI.

DENDROBIUM NOBILE TRILABELO (Hibrido)

        Os Dendrobiuns Nobiles não param de abrir em flores, mais um, neste caso um filho da genética, na maestria do homem que aprendeu com a natureza como acasalar as plantas, na produção de novas cores e até de novas variedades...a magia dos pesquisadores e suas conquistas!
     
        Este foi adquirido em São Paulo, lá no bairro Oriental, em uma exposição de Orquídeas.
     
        A planta do vaso abaixo esta florida neste momento, 26/08/2014, aqui em casa.

         No detalhe, a flor e sua suavidade.

     Após esta floração devo cortar algumas hastes deste Nobile para fazer novas mudas, pois esta planta é unica no orquidário. 

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores