Arquivo do blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA


PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, nas cercanias da cidade de São Raimundo Nonato PI - uma viagem ao passado!


Esta viagem ocorreu em setembro de 2012, além da montanha curtida e desgastada de chuva e sol, na erosão dos tempos, foi como viajar num túnel do tempo, vendo as pinturas rupestres incrustradas nas paredes de arenito.

Na foto abaixo uma parte da montanha e claro, o ator principal desta viagem...EU!

Na sequência curtam algumas fotos dos desenhos rupestres que encontrei na montanha, são absolutamente sensacionais e denotam que os índios que habitavam o local no longínquo passado eram artistas de primeira grandeza...souberam traduzir de forma magnífica as suas fragilidades e urgências.





E para finalizar uma outra imagem da montanha.








CAFERANA (BUNCHOSIA ARMENIACA) ou FALSO GUARANÁ

Caferana (Bunchosia Armeniaca), ou Falso Guaraná.

Esta frutífera está produzindo frutos lá no meu pomar, as sementes foram trazidas de Alta Floresta-PE, ganhei como se sendo Guaraná, porém não é, como pude comprovar por fotos, e por informações de parceiros no Face, trata-se da Caferana, também conhecida por Falso Guaraná.


As flores são extremamente visitadas por abelhas e vespas melíferas, também os colibris as adoram.


Os frutos quando maduros ficam bem vermelhos, só então devem ser colhidos, trata-se de visualização diária, porque senão passam do ponto e você os perde.



Na santa curiosidade que Deus me deu, estou sempre procurando novos sabores para os meus licorizados, e, informo para vocês, a frutinha acabou por se revelar uma essência maravilhosa.


Já possuo diversas mudas e selecionei sementes, quem se interessar, me contate.


MANDACARU (CEREUS JAMACARU) ou CARDEIRO


Fotos do Mandacaru em sua segunda floração, neste mês de março 15, seriam três, mas uma abortou, e não foi desta vez que a flor se fez fruto.

 Nesta foto uma das flores já aberta, outra por abrir.

Mandacaru e sua primeira floração!

Flor Maravilhosa, consegui efetuar uma sementeira de fruta colhida no Maranhão, Bacabal, e hoje tenho dois pés com uma primeira floração, sem segurar o fruto, lá no alto Viamão RS.

Em viagem efetuada a Bacabal MA, para trabalho junto a Província Franciscana Nsa Sra Assunção, na sede da Entidade, consegui a fruta acima, é o Figo do Mandacaru.

Segundo a Wikipédia, o Mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro, é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro, atinge até mais de 5 metros de altura.

Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.
As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30 cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores