Arquivo do blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

ACIANTHERA APHTHOSA

Identifiquei esta planta como sendo uma Acianthera Aphthosa. Florido nesta momento lá em casa. Em 23/08/2014.  


 Eis a flor, desta feita a fotografia conseguiu captar de forma exemplar a flor e suas nuances. Muito bonita, não é mesmo!


            Esta planta é unica aqui no meu orquidário, lembro como se fosse hoje, o dia em que a encontrei, lá pelos idos de 1999, em mata derrubada nas encostas das montanhas que cercam Nova Trento/SC. A coisa estava séria por lá, muita mata nativa era derrubada sem dó nem piedade.



           Era uma muda pequena que eclodira junto as raízes de um Catasetum. Quando a separei e replantei não tinha a mínima idéia da espécie em questão. Mas, como vêem, ela vingou, a primeira vez que floriu foi em 2008, de lá para cá, todos os anos vem me presenteando com suas pequenas e preciosas abordosadas inflorescências.  Não tem perfume...pena.  

              Só sei que são centenas de variedades dentro da espécie.


Segundo a Wikipedia a Acianthera aphthosa é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) que existe no sul e sudeste do Brasil, além da ColômbiaEquador,PeruParaguai e Bolívia.1 Pertence à secção Sicaria, subseção Sicaria do gênero Acianthera, caracterizado plantas de crescimento cespitoso, com caules secundários, também chamados ramicaules, com a secção superior triangular, mais largos junto a folha que na base, inflorescência subséssil com poucas ou muitas flores, segmentos florais frequentemente espessos, ou levemente pubescentes ou papilosos, em um grupo composto por plantas mais fibrosas e resistentes, com ramicaule canaliculado, sem asas ou com asas estreitas, cuja folha não parece uma continuação do ramicaule, ou seja, a ligação entre os dois é clara. Esta espécie distingue-se das demais ser a única com ramicaule com asas estreitas, pouco comprimido no ápice; sépalas livres de interior liso; folha de base cuneada; labelo de margens convexas, espessas e obtusas com par de calos espessos; e sépalas apiculadas. Flores de cores muito variáveis, frequentemente escuras.

MAXILLARIA MADIDA

Eis um vaso de uma variedade da Maxillaria Madida, floridos uns quatro lá em casa, justo agora, em 23/08/2014. Neste, a folhagem ficou tão vigorosa, que as flores ficam escondidas no seu meio.

Não chega a ser uma micro, e expande uma cerosidade linda, como é possível ver no detalhe da flor abaixo.

Esta é uma variedade dentro da espécie que possui algumas variações, e existem bem poucos estudos para definir suas possíveis novas denominações.
Minhas plantas vieram de Minas Gerais, das montanhas de onde se extrai minério de ferro.
Quando estive em Igarapé, cidade que faz parte da região metropolitana de BH, a trabalho, escutei um ensurdecedor barulho de explosões. Fiquei sabendo que estavam derrubando praticamente toda uma montanha nos arredores. Como estava de moto, a tardinha fui visitar o local e constatei que centenas de orquídeas vinham sendo drasticamente arrasadas e perdidas. Falando com o gerente do campo de exploração, perguntei se não poderei salvar algumas mudas. Ele não só me autorizou retirar quantas quisesse, demarcando uma área, como liberou um termo para que eu pudesse levá~las comigo. E foi assim que muitas espécies vieram para o RS e ainda estão comigo.   

Outro vaso, com o mesmo padrão, florescendo mais tarde, agora, em 22/09/2014:
        Flor deste vaso em detalhe, realmente o mesmo padrão, Madida mesmo:

COELOGYNE FLACCIDA

Vaso florido lá em casa, agora, 24/08/2014, desde o dia 17/08/2014: 

    Duas flores em recorte, na mesma data:

    Uma flor em recorte:

     Hoje possuo uns vinte vasos desta Coelogyne Flaccida, e todos eles tem origem em tres bulbos que me presentearam no ido ano de 2001, lá em Ourinhos SP.
     Com cuidados seu crescimento é bastante  expressivo, a cada ano, fui repartindo vasos e novas mudas iam sendo replantadas.
     Trata-se de uma espécie do Sudeste asiático.
     Segundo a Wikipedia Cœlogyne é um gênero de plantas com aproximadamente 202 espécies que pertence à família das orquídeas, ou Orchidaceae. São facilmente reconhecidas por sua robustez e abundantes flores, intrigantes e delicadas, frequentemente de cor creme, mas tambémbrancas, verdes ou alaranjadas, muitas das quais perfumadas durante o dia e que geralmente duram semanas.
Originárias de ampla área do Sudeste Asiático, e Sudoeste do Pacífico, a variedade deste gênero é muito grande. Há espécies grandes e pequenas, algumas têm pseudobulbos espaçados em vários centímetros, outras os têm amontoados, sempre com uma ou duas folhas. Suas flores crescem tanto do ápice dos pseudobulbos como de um broto novo e podem ser pendentes ou em inflorescênciaseretas. Em todas as estações há espécies floridas, porém a maioria floresce durante a primavera.
Algumas espécies são amplamente cultivadas em todo o mundo; entretanto, como a maioria delas cresce rapidamente, logo se transformam em um problema para colecionadores de orquídeas com espaço insuficiente. De modo geral os cultivadores escolhem umas poucas espécies para ter em suas coleções, mas elas estão sempre presentes.1
Existem registros da antiga utilização dos pseudobulbos de algumas espécies para fins medicinais na China, entretanto modernamente sua utilidade é exclusivamente ornamental.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores