Arquivo do blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DENDROBIUM DENSIFLORUM

                      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0226
          Este Dendrobium Densiflorum foi adquirido de um floricultor em feira livre lá em Londrina PR, no ano de 2005. Um achado, na época, foram duas mudas, com apenas dois caules cada e que hoje se expandiram de forma expressiva, apresentando a formação que podem atestar na foto abaixo. Nesta ano, apenas duas cachopas de flores.

  
          Agora vejam esta de 22 de outubro de 2012, com seis cachopas de flores, deu um espetáculo.

        Admirem a cachopa de flores, vistas mais de perto. 

       Uma de suas flores, em detalhe, expondo toda a sua plástica, em forma e cores.

        E, por fim, o labelo, tenta fazer, tenta...incrível, não é mesmo?!


        É asiática esta belezura, chamam-na Orquídea abacaxi, claro que pela forma e cor. Consta que prolifera na China, como nativa de vários habitats, mas também é encontrada no Himalaia, Indochina, na Tailândia, chegando ao Vietnã.
        Sua primeira aparição para o reconhecimento público data de 1830, por Lindl.

COELOGYNE LAWRENCEANA

            PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0214

         Esta Coelogyne Lawrenceana foi adquirida no Mercado Público da cidade de São Paulo, lá no ido ano de 2006, neste momento possuo outros dois vasos, afora este da foto ai embaixo, absolutamente majestoso. Os outros dois não tiveram a mesma sorte pois foram atacado por lagartas de borboletas, isso no ano passado, quando estive fora numa das minhas viagens semanais, a trabalho, porém já estão em plena fase de recuperação, e devem voltar a florir para o ano que vem.

          É tal a sua forma que muitas orquídeas ficam escondidas por traz das folhas, como podem ver na foto.

          Sua origem nos levaria ao Sudeste Asiático, fossemos buscá-la em seu habitat natural. Consta que foi descrita pela primeira vez no longínquo ano de 1905, por Rolfe.

               Atentem a flor.


            Agora, fascinem-se, vendo mais de perto as pinturas maravilhosas produzidas pela mãe natura nos seus labelos. Para melhor perceberem as variáveis, coloquei dois nas fotos ai abaixo. A meu ver nenhum se repete, é como se cada flor tivesse sua própria e exclusiva identificação...lindos!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores