Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ISABELIA PULCHELLA

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0244  

      Esta pequena jóia da natureza, uma graça em forma e cor, anteriormente não identificada, consegui identificar como sendo uma Isabelia Pulchella.
  
    Na foto abaixo podemos acompanhar seu desenvolvimento.


   O vaso visto por inteiro para se ter uma melhor ideia da decoração projetada.


Esta pequena jóia da natureza, uma graça em forma e cor, anteriormente não identificada, consegui identificar como sendo uma Isabelia Puclhella, evidente, se trata de uma Micro e é Gaúcha a sua origem, foi encontrada bem pertinho em uma velha Nogueira. 
    
    Já pude averiguar que ela se propaga com rapidez, existem muitos exemplares, inclusive dentro da cidade de Porto Alegre, até mesmo nas grandes árvores existentes lá no Jardim Botânico. Por ser muito florífera, quando em flor, é bastante fácil percebe-la na natureza.

Minha capacidade como fotografo foi reprovada, necessito urgente de uma máquina com maior capacidade na hora de captar toda beleza e nuances das micros.

 Segundo a Wikipedia a Isabelia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto pelo Botânico João Barbosa Rodrigues em Genera et Species Orchidearum Novarum 1: 75, em 1877, quando descreveu a Isabelia virginalis, sua espécie tipo. São pequenas plantas epífitas originárias do sudeste e sul brasileiros, de porte e com hábitos parecidos aos de Sophronitis e Constantia.
        O nome deste gênero é uma homenagem à princesa Isabel, regente do Império do Brasil.. A rigor, o nome deveria ter sido "Elisabethia", derivando do nome latinizado da princesa: "Elisabeth Princeps".
Como cada uma das três espécies constituía um gênero a parte, todas possuem suas particularidades, no entanto todas apresentam pseudobulbos monofoliados com folhaslineares, inflorescência solitária ou pauciflora, de flores com papo ovariano externamente visível, formado pelo pé da coluna ligado à base do labelo.
      Quanto a descrição o  gênero anteriormente conhecido como Neolauchea, do qual a única representante hoje é chamada Isabelia pulchella, tem rizomaalongado e pseudobulbos monofoliados, muito espaçados, com uma só folha muito longa e estreita, muito acanoada, que à primeira vista parece ser semiterete.
       O gênero anteriormente conhecido como Sophronitella, do qual a única representante hoje é chamada Isabelia violacea, é mais robusto que as outras espécies, com rizoma mais curto, pseudobulbos muito mais robustos, com uma folha coriácea, quase plana alongada. Esta espécie é a única apresenta mais de uma flor por inflorescência, até três.
       O gênero anteriormente conhecido como Isabelia, do qual a única representante era a Isabelia virginalis, apresenta com rizoma curto e rasteiro com pseudobulbos de folhasaciculares Baínhas, guarnecidos por Baínhas formadas por uma trama de fibras frouxamente entrelaçadas como se estivessem embrulhados em um tecido de juta.
        Existe um híbrido natural de Isabelia pulchella com Isabelia violacea, que antes da alteração de gêneros era conhecido como Isanitella x pabstii e com a unificação passou a se chamar Isabelia x pabstii.
        Como minhas fotos não expressam com muita precisão a flor e suas formas, peguei emprestada a foto abaixo, lá do mesmo site.
BIFRENARIA AUREOFULVA

 
 
Minhas fotos não estão reproduzindo as cores vivas desta orquídea, de um alaranjado brilhante, com muita vida, mas ei-las a enfeitar minha casa, para meu deleite.
 
Possuo apenas três exemplares, todos eles provenientes lá da derrubada de mata nas proximidades de Nova Trento, lá no ido ano de 2000.
 
Segundo a Wikipédia a Bifrenaria aureofulva é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que existe do Rio Grande do Sul a Bahia e Minas Gerais, no Brasil,[1] onde habita florestas úmidas.
Pertence ao grupo das Bifrenaria pequenas, classificadas ocasionalmente nos gêneros Adipe ou Stenocoryne.
É a espécie mais comum e também a mais fácil de reconhecer por suas flores alaranjadas, de tons claros até o mais comum muito intenso, praticamente sem manchas de outras cores, exceto ocasionais listas nas pétalas e sépalas ou pequenas pintas mais escuras no centro do labelo e também por suas flores estreitas que quase não se abrem. 
 

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores