Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

VAZÃO DE CULPA

- Simão! Onde estás? Simão!

           A voz já repetira o chamamento ínúmeras vezes e nada, nem ninguém lhe respondia. Só o silêncio da noite escura como o breu persistia ao seu redor.
           Escuridão realmente medonha, de escassos vultos mais escuros ainda, de esparsas árvores espalhadas pela campina.
           Um grito rouco, desespero, em horror e medo, com a mulher correndo às cegas, na visão do instinto.
           Brutal tropeço, ela tomba, de cara no chão, sentindo em seu rosto a grama  úmida e fria, convulça num choro apavorado.
           Escuridão...solidão, e o abandono de um corpo fustigado que beija o capim rasteiro a altura dos seus cabelos. Há uma espera, longa espera, no silêncio que inda perdura, em seus ouvidos tenta captar um movimento, um som qualquer.
           Levanta-se na ânsia de não estar alí, e corre, tropeça, cai de novo e chora de novo, com sua mente principiando a desvairar, os sentidos já confusos, dum terror que se expande ante a violência do medo.
           Subitamente, o silêncio é quebrado, seu coração disparando em fremitos adoidados, ao som desconhecido, estridente, incálido, pavoroso, sutilmente humano, saído lá do profundo da noite.
            Paralisada, deitada ainda, a mulher esperou, suando, em pânico. Mas, nada. Tudo voltara a ser silêncio, agora sitiante, se esparramando por toda a campina ao derredor. Então, ela, que mantinha os olhos abaixados, atreveu-se a erguê-los, e notou, percebeu, viu...os olhos, um par de olhos frios que resplandeciam, denotando ódio e virulência, dentro da noite...
            Descontrolou-se de vez,  a mulher, implodiu a razão, grita já quase louca, sua consciência em culpa.
- Não! Simão, não! Não fui culpada, sempre me forçaram...
            E, então, maciamente, a mente tem oscilações que a razão desconhece, com a voz tremendo, lança o pedido, que para si própria, acredita, impossível.
- Acredita-me...
            E gritando.
- Acredita-me Simão!
          O par de olhos lá, permanecidos quietos, sem piscar, fixos. Mas, logo, o som obscuro, humano/inumano, ouviu-se novamente, terrorífico no meio da escuridão nefasta, como se fora um habitante identificado com a noite.
            Na mulher, a mente sitiou-se em perdição, desenfreou a jogar suas culpas, em dizeres que nunca obtiveram respostas...mas o olhar lá, estático e gélido.
            O desespero afinal lança o grito do reconhecimento derradeiro.
- Mata-me, é verdade, sou culpada. Ah, sei que sou imoral.
            A mente está enlouquecida pelo medo...
- Eu é que sempre os procurei...e fui de teu irmão também. Maldito, esperastes muito por esta hora, não é!? Sabias que ela iria chegar e que eu ainda, um dia, ficaria prostrada a tua vontade. Vamos, aproveita agora, mata-me...mata-me...mata-me.
            Calando-se, o silêncio persistia na noite...esbravejou.
- Covarde!
            Troçando, irônica.
- Sempre humano! Maldito hipócrita, não vês que sou tua dor, teu desespero, tua desonra. Não vês que esta é a tua oportunidade de te livrares de mim...Sim, pois não te perderás como das outras tentativas aos meus encantos, quando capitulavas sempre entre meus braços, em soluços, na fraqueza e na paixão que te arrazavam. Mata-me!
            Súbito, um mero movimento no escuro...mero roçar de pés no chão...e o medo, saltando do sumo da razão, libertando a fera dentro da mulher, deu-lhe forças e ela saltou por sobre o vulto que pensava ser Simão.
            Baque surdo, mãos homicidas tomam daqueles olhos, o corpo e os tentam estrangular, ferir, matar. O corpo permanece rijo, sólido, mas os olhos se fecham ao contato das mãos, uma garganta é macerada num frenesi de morte...
            A comoção é demais, a mulher desmaia, seu corpo vai ao chão.
            ...mais tarde.
            Na mamhã quente de um sol acordando o dia em alvorada, com a mulher entreabrindo lentamente os olhos, sentindo-ce viva, movendo as mãos, tonta ainda, vê o corpo rijo, alí, a sua frente, manchado de sangue...um palanque perdido na campina, saldo abandonado de antiga lavoura.
            E os olhos, alí, entre suas mãos, esbugalhados...inocente coruja que lhe acometera pavor.
            Suspira, ri, e estremece, ante o gozo de ainda poder desfrutar seu viver e suas conquistas junto a fortuna de Simão.
            Então, desapercebido, seu olhar busca o horizonte, deparando-lhe a descoberta atroz: ...Simão!

            ...Simão que a passos lentos se afastava.
NOTA: Este conto foi originalmente publicado junto ao livro de poemas, Chora Solidão, fato que eu não repetiria nos dias de hoje.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores