Arquivo do blog

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ASCOCENDA PRINCESS MIKASA

     PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0210

       Esta é estrangeira de fato, adquirida lá em São Paulo, no Mercado Público, setor orquídeas e substratos, me apaixonei a primeira vista e ela veio comigo.

      Olhem a foto, não tenho razão, é encantadora não é mesmo?!

     Agora, vejam mais de perto, o conjunto.

       Certo, melhor seria observar em detalhe, então admiremos uma flor.

      Tenho-as como lindíssimas, adoro esta cor e sua forma.

       Para sua cultura, o local deve ser fresco e com condições intermediárias. O ideal é pendurar a planta em uma área com grande quantidade de movimento do ar. E Evitar mante-la em vaso, deixando as raízes penduradas em uma cesta com casca grosa de pinheiros (pinus).      

       Originalmente sua origem é Filipina, mas hoje já esta disseminada por todos os cantos deste nosso lindo planetinha, chamado terra.

PHAIUS TANKERVILLEAE

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0026

       Até o início deste ano só possuía um vaso, grande, que todos os anos formava inúmeras hastes de flores, momento em que eu separei seus bulbos e montei oito vasos, que estão desenvolvendo novos brotos, para o ano é que terei muitas flores, pois então estarão bem desenvolvidos.

     Conhecida como Freira Velada, por causa do formato da flor, forma belas cachopas. Minha muda foi "chorada" e ganha lá em São José-SC, na Casa Mãe das Irmas Franciscanas, a uns cinco anos.

     Este ano, apenas um vaso formou uma haste de flor, ei-lo abaixo, em foto.

     A flor, com foto em detalhe.

     E o labelo, foto em detalhe.

    Segundo a Wikipedia o Phaius tancarvilleae é uma espécie de orquídea generalizada no Subcontinente indiano , Nova Guiné , China , Japão , Sudeste Asiático ,Indonésia , Malásia , as Filipinas , Austrália e algumas ilhas do Pacífico . Ele também é naturalizada no Havaí , Panamá , as Índias Ocidentais e o US State of Florida [1]
      Na Austrália ele é encontrado tão ao sul quanto [Yamba], Nova Gales do Sul [2] [3] e mais ao norte, em tropical de Queensland . Ela está listada como ameaçada com a possibilidade de extinção no país. [4]
   Os nomes comuns incluem Grande Pântano-orquídea, Pântano Lily, Pântano Orchid, Freira da orquídea e orquídea velado.
      Em 1778, John Fothergill trouxe esta orquídea de volta da China para a Inglaterra. Mais tarde, Joseph Banks chamado a planta em homenagem a Lady Emma Tankerville , como a orquídea floresceu em sua estufa em Walton-on-Thames , perto de Londres . [5] [6] [7] O nome da espécie refere-se à origem do nome de casada de Emma, ​​a Condessa Tankerville . Sendo a cidade de Tancarville , na Normandia ,França . [8]
     Phaius tancarvilleae é uma orquídea terrestre. As grandes folhas surgem rentes ao chão, e são franzidas. Suas inflorescências surgem verticalmente para fora da planta e pode atingir uma altura de 2 m (7 pés). Eles suportar até 16 flores cada. As flores têm quatro pétalas, que são marrom no interior e branco do lado de fora. A parte central da flor é um tubo aberto e malva e de cor amarela. [9]
          Propagação: 
       Uma planta facilmente cultivada no cultivo. Prefere semi sombra. Sua propagação é conseguida a partir de sementes ou por o corte do aglomerado base da planta. As grandes flores ocorrerem na primavera. [2] Além disso, a propagação no nó do tronco traz o sucesso. Onde, após a floração, o scape ou é colocado todo ou em partes em um meio como Sphagnum musgo ou estava em um recipiente com água. As mudas vão emergir os nós, e quando grande o suficiente são removidos e envasadas.

DENDROBIUM NOBILE YELLOW SONG`CANARY (hibrida)

      Este Dendrobium Nobile, um hibrido, foi adquirido no Mercado Público, em São Paulo, capital, em 2009 e ainda é planta única aqui no alto Viamão RS, mas após esta floração irei tentar fazer novas mudas pois trata-se de formação bastante difícil de conseguir, consta ser de origem Vietnamita.

        Eis o vaso:
   
         As flores, em seu conjunto, no detalhe.

         Uma flor, em detalhe.

       Segundo a Wikipedia o Dendrobium nobile, é um membro da família Orchidaceae . Tornou-se uma popular planta da casa, decorativa, cultivada, porque produz flores coloridas no inverno e na primavera, numa época em que poucas orquídeas estão em flor.
       Dendrobium nobile é um dos membros mais difundidos ornamentais de família das orquídeas. Suas flores são variegadas de cor, sombreamento do branco ao rosa e roxo, e as muitas variedades cultivadas diferentes produzem diferentes flores de tamanho e cor.
     Dendrobium nobile é uma planta nativa epífitas ou rupícolas para o sul da China (incluindo o Tibete ), o Himalaia ( Índia , Bangladesh ,Assam , Nepal , Sikkim , Butão ) e Indochina ( Mianmar , Tailândia , Laos , Vietnã ). [2] [3 ] [4] [5] [6] [7] [8] A espécie também teria naturalizada no Havaí. [9]
      Dendrobium nobile ocorre em florestas de planície e montanha, muitas vezes cobertas de musgo em rochas calcárias. Ele tem folhas persistentes em forma de cinta, e floresce principalmente no inverno e primavera. Produz curto, 2-4 cachos floridos, perfumado, de cera, e altamente variável na cor, surgindo a partir dos nós superiores da bastões folheadas e sem folhas. 

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores