Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CATASETUM GALEATUM


CATASETUM GALEATUM (flor feminina)
As  fotos abaixo postadas, todas elas pertencem a espécie em questão.
Tratam-se, no caso das minhas, de plantas obtidas em palmeiras cortadas e derrubadas, junto ao sopé da Serra do Cruzeiro, nos arredores do Município de Tacaratu/PE.

Em minhas caminhadas  nos sítios da região pude constatar a quantidade  de plantas desta espécie, que via de regra são encontradas nos vários tipos de palmeiras da região. As flores facilmente acasalam, devendo haver na região algum tipo de inseto responsável pelos mesmos. Trata-se de orquídea com pseudobulbos de grande porte, cuja floração masculina já encontramos em fase terminal e não conseguimos fotografar.
Nas fotos abaixo, algumas capsúlas de sementes já desenvolvidas, dando-nos a certeza de que a floração desta orquídea ocorre em diferentes momentos nos tempos chuvosos desta região pernanbucana. Pois enquanto algumas ainda estão floridas, e encontramos ínúmeras nestas condições, outras já apresentavam capsúlas de sementes nestes termos, ou seja, bem desenvolvidas.

Curioso é o nome com que os nativos da região identificam esta orquídea, ainda que nada a ver, pois os animais em questão não alimentam dos bulbos destas plantas, tem mais a ver com a forma do mesmo. Chamam-na de "banana de macaco".

Um fato chamou minha atenção em relação aos catasetuns da região, algum tipo de inseto está se dissimando, provavelmente alguma espécie de lagarga (existe uma veriedade incrivel de borboletas no local), pois muitas plantas se encontravam semi ou completamente  devoradas,        estando seu ciclo de desenvolvimento e floração comprometidos.


O que nos dá a salvaguarda da manutenção e continuidade desta espécie é a facilidade com que ocorre o acasalamento das flores.

Capsulas de sementes, como as da fotografia ao lado, são encontradas numa proporção muito próxima dos 25%, no universo das plantas visitadas.   

Abaixo uma foto da Serra do Cruzeiro, em Maracatu-PE, cuja trilha tive o privilégio de subir, chegando ao topo, dureza (obtive a certeza de que não tenho mais vinte aninhos) , mas a vista é maravilhosa. Decepcionou-me apenas o fato de que nenhuma orquídea parece sobreviver lá em cima, devido ao período de secas do nordeste, que lá é fortíssimo, ou (quem sabe?) devido aos coletadores.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores