Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

BLC POKAI TANGERINE

        PLANTA IDENTIFICADA: N0229

         Planta nova aqui no alto Viamão RS, recém adquirida e, por se tratar de uma primeira floração, e depois de ter encarado uma viagem fechada numa caixa durante uns três dias, até que ela se apresenta com bastante garbosidade. Eu me encanto com esta combinação de cores. 

      Trata-se de uma criação do homem, efetuada por cruzamento da Cattlianthe (Lc) Chicanery X Rhyncholaeliocattleya (Blc) Waikiki Gold por Miyamoto em 1985.   

Eis uma foto atual, outubro/2014.

         E uma de suas flores, em detalhe.

    Vai dar um certo cuidado, pois gosta de temperatura moderada a quente, deverei protegê-la nos invernos da vida aqui no alto Viamão RS, nada que seja impossível. 

ONCIDIUM FLEXUOSUM

         PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0056

         Este ano, cá em casa, no alto Viamão RS, a floração dos Oncidiuns começaram pelo Longipes, agora quem começa a dar o ar da graça são os Oncidiuns Flexuosuns, com suas chuvas de ouro, como são chamados.
         A origem das minhas plantas é bastante diversa, podem ser aqui do Rio Grande, de Santa Catarina e São Paulo, todas elas retiradas de derrubadas de matas, nas minhas caminhadas Brasil a fora, quando a trabalho.
         Já que nos fins de semana, eu e minha moto saiamos catando estas derrubadas, e, após autorização, recolhíamos qualquer orquídea que encontrávamos.  
          Abaixo, a primeira floração deste ano, outras surgirão, maiores, e mais compactas e aparecerão por aqui, com certeza.

      Abaixo, uma das flores em detalhe.

       Segundo a Wikipedia o  Oncidium flexuosum , também chamado de “dama dançante” por causa de seu labelo que se assemelha a uma bailarina, é uma espécie de orquídeas da subfamília Epidendroideae da família das Orquidáceas.
       Quanto a sua Etimologia o termo "flexuosum" vem do latim e significa flexível. Por suas hastes florais flexíveis e com hábitos trepadores, se enroscam em qualquer suporte ou tutor.
     Quanto a descrição o Oncidium flexuosum é uma orquídea epífita com pseudobulbos ovais bastante achatados lateralmente que saem apicalmente folhas coriáceas estreitas oblongo linguladas. Da base do pseudobulbo emerge uma haste floral de numerosas flores de 2 cm de diâmetro. Possuem numerosos ramos florais paniculados com numerosas flores amarelas intensas por ramificação ou racimo. As ramificações florais são muito flexíveis, que trepam e se agarram a suportes como um tutor.

      Para cultivá-lo atentar que tem preferência por ar úmido, com muita claridade ou com sombra moderada. Pode-se pôr no exterior como os Cymbidiums, para estimular a floração. Florescem de Janeiro a Fevereiro em seu habitat. No hemisfério norte no Outono e no Inverno. 
         Aqui no alto Viamão RS estamos em outubro e todos os meus vasos apresentam hastes florais cujos botões já se encontram maduros para abrirem, os da foto acima, foram os primeiros deste ano. Um vaso em toda a sua dimensão floram logo estará desfilando sua chuva de ouro aqui no Blog. E só aguardar...     


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores