Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DENDROBIUM FIMBRIATUM VAR. OCULATUM

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0249

     Esta planta é outra que veio de São Paulo, capital, lá do SEASA, lá por 2009 e esta comigo, produzindo flores desde então.

       Como se trata de uma planta que em seu habitat natural convive com invernos rigorosos, coisa que não tivemos nesta ano aqui no sul, ai a explicação para pouca emissão de cachopas de flores.
                   A foto abaixo é deste ano, outubro/2014.

    A floração abaixo é de outubro/2014.

    Com maior aproximação, uma flor em detalhe.

                                   E o labelo, em detalhe.

    Já na foto abaixo, floração de 2010, logo que a planta chegou ao alto Viamão RS

     Sua origem é o Nepal, na Ásia.

     Gosta de clima seco e quente durante o dia, com queda significativa de temperatura e com elevação de umidade à noite.

      Portanto, aprecia ambientes bem iluminados, e o meu cultivo a pleno sol, mantendo uma umidade relativa, permanentemente.

      Como se trata de uma orquídea epífita, com pseudobulbos que podem se tornar pendentes até um metro de comprimento, melhor cultivá-los dependurados. Suas folhas são alternadas, lanciformes e verde brilhantes.


EPIDENDRUM PANICULATUM VAR. ALBO

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0248 

       Possuo duas plantas desta espécie e só recentemente consegui classificá-la, trata-se do Epidendrum Paniculatum var. Albo. Porque Albo, enquanto o Tipo possui as sépalas verdes, nas minhas elas são levemente esverdeadas, por isso a variedade Albo.


      Minhas mudas tem sua origem de uma área com mata derrubada nas proximidades de Cubatão SP, ocorrida muito perto de um córrego que desce das montanhas, onde existe uma Barragem. 

      Uma foto com maior aproximação para melhor observarmos as flores.

                      E a flor, em detalhe.

     Segundo a Wikipedia o Epidendrum paniculatum é uma orquídea epífita no gênero Epidendrum.
       
       A planta tem ampla distribuição, desde as florestas de Beliza, Costa Rica, Ilhas de Barlavento, Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Peru, Bolívia, Brasil e Argentina, em altitudes que podem chegar aos 2100 metros. 

       Quanto a sua cultura a planta cresce em condições de clima intermediário e para cultivar em vasos, utilizar casca de pinheiro com perlita. A planta prefere períodos de secagem entre as regas, onde a luminosidade alta é recomendada. No inverno alongar o período de secagem.


Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores