Arquivo do blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

LAELIA AURANTIACA

           Possuo apenas um vaso desta Laelia Aurantiaca, esta mexicana de origem foi adquirida junto a um orquidário que expõe no Mercado Público Central na capital paulista, São Paulo.


E na foto abaixo as flores em detalhe.

       Neste ano, após o término da floração, minha planta será separada, logo serão dois vasos.

       Segundo a Wikipedia, internacional, conforme a tradução a seguir, este robusto, pequeno para espécies rupícolas no porte, epífitas e ocasionais de tamanho médio é encontrado em El Salvador e no México em altitudes de 300-1600 metros de florestas tropicais montanhas tropicais e inferior em rochas expostas, ou em árvores em áreas de extremo calor e frio. 
Cresce morno para frio com alongado, cilíndrico-fusiforme, pseudobulbos ligeiramente comprimido transportando com duas folhas apicais, carnuda, elípticas a lanceoladas oblongo deixa com um arredondado, é no ápice que as flores do final do inverno até a primavera prosperam em um terminal, com 16 cm de comprimento, poucos para muitos de duas a onze florescidos, inflorescência umbelliform resultante de um pseudobulbo maduro. 
As flores desta planta são os menores no gênero e muitas populações do norte podem se auto-polinizar, o que faz com que as flores não abram totalmente. Esta espécie e a Cattleya Skinneri naturalmente híbrido para criar C. guatemalensis.

DENDROBIUM KINGIANUM

         Tal como os Densdrobiuns Nobiles, também os Dendrobiuns Kingianuns nos fornecem a cada ano muitas novas mudas.
         Meus vasos, hoje, uns trinta, são todos eles filhos de um vaso adquirido junto a uma Feira de orquídeas em São Paulo, capital, lá nos idos de 1999,


Abaixo, as flores em detalhe, as minhas, numa cor lilás meio abordesado, é uma pequena linda e preciosa.

Segundo a Wikipedia, internacional, o Kingianum Dendrobium ou Thelychiton kingianum, [2] comumente conhecido como Rosa Rocha Orchid, Dendrobium do Capitão King,ou (um pouco enganadora) Rosa Rocha Lily, é uma planta do gênero Dendrobium e nativa do leste da Austrália (Queensland e New South Wales). [ 1] [3] Foi nomeado após almirante Phillip Parker King , explorador da Austrália.
Dendrobium kingianum cresce naturalmente em superfícies rochosas e, ocasionalmente, em troncos de árvores, flores na primavera ou no final do inverno. A sombra das flores é geralmente rosa e raramente branco.

CATTLEYA LABIATA SEMI-ALBA

Uma bela nordestina dando o ar de sua graça, aqui em casa, minha planta foi adquirida em Recife PE junto a um orquidário nas redondezas da cidade.

Na foto abaixo, floração de setembro/outubro 2014.

Ei-la em detalhe, é ou não é maravilhosa...

Já na foto abaixo, floração de outubro/novembro 2015.


Segundo a Wikipedia as Cattleyas labiatas são uma espécie que, no final do verão e princípio do outono, enfeita nossos orquidários com as suas flores. Além das belas flores, somos premiados com seu magnífico perfume que é exalado principalmente na parte da manhã.
Ele é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas".
Planta epífita que vegeta sobre árvores nas serras como em locais bastante úmidos, sempre protegidos do sol intenso. Vegeta numa altitude entre 500 e 1000 metros.
Como habitat, ela procede em maior número de habitats dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco e raramente do Maranhão e Piauí.
Sem dúvida é uma das mais belas e mais cultivadas orquídeas brasileiras.
Espécie considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro", foi classificada e descrita por John Lindley, em 1821.



LUDISIA DISCOLOR

          Eis um dos meus vasos de Ludisia Discolor, a chamada Orquídea Joia.



            Tenho dois vasos desta planta, neste momento, 15/09/2014 esta em botão, uma haste cresce dia a dia fomentando sua futura floração.
             Infelizmente não será desta vez que verei a haste floral com suas flores abertas, pois, como pode ser observado no detalhe da flor a baixo, o excesso de chuvas deu em fungo e sua floração esta comprometida.


Segundo a Wikipedia, internacional, página traduzida, a Ludisia é um gênero de orquídea que contém apenas uma espécie, Ludisia discolor, comumente referido como jóia orquídea . Eles são nativos para o sul da China , Tailândia , Vietnã , Filipinas , Malásia , Indonésia e Burma , [2] e, muitas vezes cultivada. São orquídeas terrestres que em seu ambiente natural seria encontrada crescendo no chão da floresta. Eles são conhecidos por sua folhagem, que muitas vezes é aveludado profunda marrom com veias vermelhas que correm paralelas ao centro da folha.
As flores são brancas com amarelo torcendo colunas . As flores individuais são pequenos, mas crescem em cachos em hastes verticais.Flores em cultivo durar um mês ou mais. [3]
Eles precisam de alta umidade e temperaturas quentes, com baixa a média luz, e eles tolerar níveis extremamente baixos de luz.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores