Arquivo do blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

LAELIA AURANTIACA

           Possuo apenas um vaso desta Laelia Aurantiaca, esta mexicana de origem foi adquirida junto a um orquidário que expõe no Mercado Público Central na capital paulista, São Paulo.


E na foto abaixo as flores em detalhe.

       Neste ano, após o término da floração, minha planta será separada, logo serão dois vasos.

       Segundo a Wikipedia, internacional, conforme a tradução a seguir, este robusto, pequeno para espécies rupícolas no porte, epífitas e ocasionais de tamanho médio é encontrado em El Salvador e no México em altitudes de 300-1600 metros de florestas tropicais montanhas tropicais e inferior em rochas expostas, ou em árvores em áreas de extremo calor e frio. 
Cresce morno para frio com alongado, cilíndrico-fusiforme, pseudobulbos ligeiramente comprimido transportando com duas folhas apicais, carnuda, elípticas a lanceoladas oblongo deixa com um arredondado, é no ápice que as flores do final do inverno até a primavera prosperam em um terminal, com 16 cm de comprimento, poucos para muitos de duas a onze florescidos, inflorescência umbelliform resultante de um pseudobulbo maduro. 
As flores desta planta são os menores no gênero e muitas populações do norte podem se auto-polinizar, o que faz com que as flores não abram totalmente. Esta espécie e a Cattleya Skinneri naturalmente híbrido para criar C. guatemalensis.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores