Arquivo do blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

MAXILLARIA RUPESTRIS

Vasos em flor... 






Detalhamento das flores, que são de um amarelo claro, com poucas pintas avermelhadas na parte externa da pétalas, sendo branco o labelo.


Minhas mudas são todas elas originárias de uma touceira encontrada na serra do mar, em derrubada de mata efetuada junto a rodovia que liga Brusque a Nova Trento, lá em Santa Catarina, no ido ano de 2000. Aliás, muitas das minhas orquídeas nativas, quando da serra do mar e região sul, tiveram sua origem nesta derrubada de mata, de grande extensão, pois constatei e recolhi dezenas de espécies naquele local. 

Algumas variedades de Maxillarias são muito assemelhadas, de alguma forma todas elas "parecem" ter origem na PICTA, de cores mais quentes e expressivas.

Segundo a Wikipédia, atualmente intitulada Brasiliorchis, se trata de uma espécie botânica, originária do Brasil e Argentina, pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Trata-se de espécie muito variável, com morfologias diversas, que foram descritas com muitos nomes diferentes ao longo dos anos. Na realidade trata-se de um grupo de espécies de difícil separação modernamente consideradas mais como um complexo de espécies. Até recentemente eram classificadas no gênero Maxillaria, e é desta forma que ainda prefiro sua identificação. 

Possuo  inúmeras mudas e estou sempre disposto a efetuar trocas, basta me contatar.



LARANJA DA BAHIA

LARANJA DA BAHIA, BAIANA ou, como a chamamos aqui no Rio Grande, de UMBIGO.



Este pé de laranja chegou as minhas mãos como um presente, estava em um vaso junto a uma sacada de apartamento, e minha filha Patrícia, sentindo que sofria por falta de espaço para suas raízes, passou-a as minhas mãos. Plantada que foi em terra fértil, adaptou-se e já começa a produzir frutos, e, SURPRESA, trata-se da espécie de UMBIGO, como prefiro denominar.

Quem já não comeu, gomo a gomo, uma laranja de Umbigo, lagarteando ao sol, num dia de frio de renguear cusco, saboreando sua maravilhosa doçura, não sabe o que esta perdendo. É uma das experiências que qualquer ser humano um dia deveria curtir em compassada volúpia, pois dá-nos a medida extrema de um prazer para lá de simples e ao mesmo tempo, soberbo!

Segundo a Wikipédia é originária da Bahia, esta variedade não possui sementes e sua casca é grossa, de um laranja forte é fácil de retirar. Sua polpa é consistente, granulada e de um alaranjado vivo.[1] [2] É uma laranja grande, com uma protuberância ou cavidade carnuda no lado oposto à hate, a que deve seu apelido de laranja-de-umbigo.[3] Este "umbigo" é na verdade uma segunda laranja que nasce
nesta extremidade, mas não se desenvolve completamente.[4]
Os pés de laranja-da-baía têm grande porte. Suas copas de folhas verde escuras e grandes, são arredondadas e com muita folhagem. Podem produzir de 150 a 250 kg de laranjas por árvore. Seus frutos maturam geralmente entre abril e junho, com pico em maio.

História:
A laranja-da-baía é provavelmente uma mutação natural que teria ocorrido na Bahia, por volta de 1800.[2] Acredita-se que tenha se originado da laranja-seleta.[1]
Suas mudas passaram a ser disputadas. Mudas foram enviadas pelos serviços diplomátidos dos Estados Unidos pra Riverside, na Califórnia. Daí saíram as mudas que se espalharam não só pelos EUA, mas pelo mundo, agora chamadas de Washington Navel.   

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores