Arquivo do blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

MAXILLARIA RUPESTRIS

Vasos em flor... 






Detalhamento das flores, que são de um amarelo claro, com poucas pintas avermelhadas na parte externa da pétalas, sendo branco o labelo.


Minhas mudas são todas elas originárias de uma touceira encontrada na serra do mar, em derrubada de mata efetuada junto a rodovia que liga Brusque a Nova Trento, lá em Santa Catarina, no ido ano de 2000. Aliás, muitas das minhas orquídeas nativas, quando da serra do mar e região sul, tiveram sua origem nesta derrubada de mata, de grande extensão, pois constatei e recolhi dezenas de espécies naquele local. 

Algumas variedades de Maxillarias são muito assemelhadas, de alguma forma todas elas "parecem" ter origem na PICTA, de cores mais quentes e expressivas.

Segundo a Wikipédia, atualmente intitulada Brasiliorchis, se trata de uma espécie botânica, originária do Brasil e Argentina, pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Trata-se de espécie muito variável, com morfologias diversas, que foram descritas com muitos nomes diferentes ao longo dos anos. Na realidade trata-se de um grupo de espécies de difícil separação modernamente consideradas mais como um complexo de espécies. Até recentemente eram classificadas no gênero Maxillaria, e é desta forma que ainda prefiro sua identificação. 

Possuo  inúmeras mudas e estou sempre disposto a efetuar trocas, basta me contatar.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores