Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

BIFRENARIA AUREOFULVA

 
 
Minhas fotos não estão reproduzindo as cores vivas desta orquídea, de um alaranjado brilhante, com muita vida, mas ei-las a enfeitar minha casa, para meu deleite.
 
Possuo apenas três exemplares, todos eles provenientes lá da derrubada de mata nas proximidades de Nova Trento, lá no ido ano de 2000.
 
Segundo a Wikipédia a Bifrenaria aureofulva é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que existe do Rio Grande do Sul a Bahia e Minas Gerais, no Brasil,[1] onde habita florestas úmidas.
Pertence ao grupo das Bifrenaria pequenas, classificadas ocasionalmente nos gêneros Adipe ou Stenocoryne.
É a espécie mais comum e também a mais fácil de reconhecer por suas flores alaranjadas, de tons claros até o mais comum muito intenso, praticamente sem manchas de outras cores, exceto ocasionais listas nas pétalas e sépalas ou pequenas pintas mais escuras no centro do labelo e também por suas flores estreitas que quase não se abrem. 
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores