Arquivo do blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CATTLEYA INTERMÉDIA RUBRA

         Não é nada fácil identificar as variedades das Cattleyas Intermédias, dado suas nuances, as vezes de pouca expressão, apenas vinculadas ao calor da cor, tipo rosa clarinho, claro, rosa denso, enfim. Depois de muito pesquisar penso que consegui detalhar mais uma variedade aqui em casa, espero estar correto momento em que identifico o vaso abaixo como sendo uma Rubra, padrão definido pelos entendidos.
          Esta e outras iguais a ela são aqui de perto, foi coletada numa derrubada de mata bem perto da Lagoa dos Patos, há uns nove anos.

           Seja ou não, uma Rubra, é muito bela a sua estampa e forma, como podem ver pelas fotos abaixo, este vaso é espécime florido neste momento, 23/09/2014.
       
          Abaixo a flor em detalhe.

            E no detalhe, o labelo, muito bem definido.

           Desta variedade possuo alguns vasos para trocas, havendo interesse, basta me contatar.

CATTLEYA INTERMÉDIA SUAVISSIMA DELICATA

         Esta planta chegou as minhas mãos via troca efetuada em Tijucas SC, era apenas uma pequena mudinha, e deverei ser uma Alba, todavia quando floresceu pela primeira vez, há uns quatro anos, surpresa, uma suavíssima Intermédia mostrou sua delicadeza. Confesso que adorei a flor, haja harmonia e cor suave nas suas formas.

          Esclareço que a definição do nome como identificação é por minha conta, pois se parece demais com a variedade identificada desta forma, acrescentei delicata porque é o que ela é, tremendamente delicada.

          Abaixo, meu único vaso desta variedade, florida agora em 23/09/2014, e quem for observador vai perceber que algumas folhas mais velhas estão severamente prejudicadas, consequência de um ataque de insetos sugadores, num dos intervalos em que viajo, quando os percebi na minha volta já tinham feito o estrago.

       
             A flor em detalhe, sua suavidade é um colírio para os olhos.

          Observem no detalhe o labelo, primorosa obra de arte da mãe natura.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores