Arquivo do blog

domingo, 6 de junho de 2010

GROBYA AMERSTHIAE


    PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0246

    Lá pelos idos de 1998, época em que realizava um trabalho de tombamento patrimonial, em merecido descanso de fim de semana, eu e minha moto realizamos um tour pelas estradas nas cercanias de Campos de Jordão-SP.
           

     Nas proximidades da Pedra do Baú, nos deparamos com uma árvore sendo podada por moto serra, algumas mudas de uma planta muito parecida com orquídea estavam enraizadas nos galhos. Naquele momento não tinha a mínima idéia da identificação daquelas mudas. A folhas da Grobya se assemelham a uma gramínea, com bulbo, mas parece. Pedi licença ao pessoal que fazia limpeza a beira da estrada naquele momento e colhi os exemplares que pude, êles ainda comentaram: - Bem, estas vão ser salvas, em nossas podas muitas parasitas são arrancadas e jogadas fora.

    Lembro que ao retornar a Porto Alegre, dei algumas mudas para outros colegas que também desconheciam a orquídea, por que era um orquídea.

     Fiquei com tres plantas, que ainda estão comigo, a ventura de vê-las florir veio a ocorrer em 2002, e que bela surpresa, pois trata-se  de um conjunto maravilhoso. E, então, pude classificá-la...muito feliz com o achado. Todos os anos aguardo ansioso suas florações, fato que desde 2011 deixou de acontecer, então não foi possível, ainda, melhorar a qualidade das minhas fotos aqui no Blog, em vista disto peguei emprestada a foto abaixo, do Sr. Alexandre Medeiros.  

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores