Arquivo do blog

sábado, 8 de novembro de 2014

BULBOPHILUM FALCATUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0232

       Possuo este Bulbophylum desde 2009 e todos os anos floresce aqui no alto Viamão RS, porém SOMENTE agora consegui classificá-lo junto aos sites da Internet, e o danado é africano, mais propriamente da região de Uganda e arredores.

         Esta planta foi adquirida em São Paulo, capital, no SEASA.

         Minhas fotos ficaram devendo, ainda preciso melhorar muito enquanto fotógrafo.

      Abaixo, suas hastes florais, mais aproximadas.

       E, finalmente, algumas flores, em detalhe, pequenas mas com cores intensas e muito cerosas. Ainda que a primeira vista pareçam bastante estranhas quanto ao formato, quando vistas individualmente demonstram todas as características das orquídeas.

      Segundo a Wikipedia Internacional o Bulbophyllum falcatum é uma espécie de planta da família Orchidaceae endémica da África tropical a partir de Serra Leoa até o Congo e no oeste de Uganda . 
         Ele é um membro da secção de Megaclinium. 
    Tem raque em forma de asa que são cerca de 10 cm de comprimento e 8-10 mm de espessura. Em cada lado da coluna vertebral são uma fileira de flores com as flores 10-15 por fila. As sépalas das flores são um vermelho escuro e as pétalas são extremamente pequenas e assemelham-se a um fio. Das partes florais a sépala dorsal é o maior ser 8-9 mm de comprimento e visualmente a parte mais proeminente da flor. Para o fim da dorsal SEPAL existe uma área mais espessa amarela.

PHALAENOPISIS HIBRIDA PINTALGADA

      PLANTA SEM IDENTIFICAÇÃO: Nº 0231

       Aquisição recente, quando da minha estada no Rio de Janeiro, com o vaso em oferta pois a floração da planta estava em declínio, com o valor tentador, pronto, veio pro sul.

       Trata-se de uma Phalaenopsis, e Hibrida, porém revirei os sites da Internet em busca de seu nome e criador mas ainda não encontrei, portanto continua com o SP, sem identificação.

       De qualquer forma é mais uma das criações da genialidade do homem que aprendeu com a mãe natura e soube usar seus conhecimentos para nos encantar com novas flores, em formas, cores e perfumes.

       Estarei atento e assim que conseguir identificá-la, ou alguém me fizer esta gentileza, de pronto repassarei a informação, renomeando-a.

       Esperemos que se adapte perfeitamente aqui no alto Viamão RS e para o próximo ano nos presentei com uma bela floração.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores