Arquivo do blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

MAXILLARIA CHRISANTA "CANELA 1"

Foto de floração ocorrida em 2010: 
         
Esta orquídea é uma Maxillaria Chrisantha, agora identificada via tio Google,  intitulo-a "Canela 1".

            Minha foto não expressa sua cerosidade, num amarelo muito vivo, trata-se de uma das maxillarias mais bonitas que já vi. Para tanto coloquei uma foto para podermos observar com mais detalhes o labelo da flor.

          Minhas plantas têem basicamente três origens: ou são conpradas, ou as adquiri via trocas, ou são nativas, e neste quesito, busco-as em matas derrubadas, e nisto vocês podem apostar sempre. Afora estas condições, no máximo, em situações de exceção, tais como galhos quebrados por ventavais, etc.

Foto de 2010, com o vaso inteiro:

Esta planta foi encontrada na serra gaúcha, bem perto de Canela, e embora seja muito assemelhada com outras tantas maxillarias recolhidas e salvas no mesmo local, somente esta quando floresceu cá no meu orquidário, já um ano depois, apresentou uma floração diferencida.
          
Quanto a confirmação da sua identificação, quem se habilitar e puder me ajudar, conte com minha gratidão.

Em outra postagem estarei detalhando as diferenças expressivas entre estes dois padrões, daquelas que, parecem, como plantas serem iguais, mas cujas flores, que também têem labelos tão iguais, mas que, de resto, apresentam evidentes diferenças.    

Nesta foto, a planta agora em agosto de 2014, permanece com a mesma cerosidade, o que a diferencia das outras plantas encontradas no mesmo local, tal como estarei analisando em postagem que farei a seguir:




ZYGOPETALUM CRINITUN
 
         
  A especiaria ACIMA é um ZYGOPETALUM CRINITUM, dos quais possuo três plantas, todas elas provenientes da Serra do Cipó, nas cercanias de Belo Horizonte/MG.

             É planta vistosa, cujas flores exalam um pefume adocicado.

             Como sempre, foi num fim de semana que tive a ventura de encontrar e ganhar estas plantas, na verdade era uma grande toceira,
maravilhosamente florida, que as irmãs tinham recolhido depois de um ventaval, quando a árvore, já morta e apodrecendo, tombou com algumas parasitas. Como acharam a planta bonita, levaram com      galho e tudo e amarraram numa laranjeira, das tantas que lá existem, numa plantação bem perto da casa principal da chácara.  
  
   Quando lá estive e vi a planta, já estava sem flores, mas reconheci como sendo uma orquídea. Claro que "chorei" uma muda. Elas me autorizaram abrir a grande toceira, como resultado, obtivemos nada menos do que sete mudas, todas elas com mais de quatro bulbos. 

    Aqui nos altos de Viamão este Zygopetalum não mantém uma época específica para florir, tanto que minhas mudas florescem em muitos momentos.

    Basta a planta largar um novo broto, que junto ao mesmo, via de regra, se apresenta uma nova floração.

    Um dos meus vasos já apresenta duas frentes, e vou separá-lo, logo terei uma muda para efetuar uma troca, quem se interessar, é so contatar.

      Mas me interessa trocar Zygopetaum por uma outra variedade que eu não tenha.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores