Arquivo do blog

terça-feira, 27 de julho de 2010

ZYGOPETALUM CRINITUN
 
         
  A especiaria ACIMA é um ZYGOPETALUM CRINITUM, dos quais possuo três plantas, todas elas provenientes da Serra do Cipó, nas cercanias de Belo Horizonte/MG.

             É planta vistosa, cujas flores exalam um pefume adocicado.

             Como sempre, foi num fim de semana que tive a ventura de encontrar e ganhar estas plantas, na verdade era uma grande toceira,
maravilhosamente florida, que as irmãs tinham recolhido depois de um ventaval, quando a árvore, já morta e apodrecendo, tombou com algumas parasitas. Como acharam a planta bonita, levaram com      galho e tudo e amarraram numa laranjeira, das tantas que lá existem, numa plantação bem perto da casa principal da chácara.  
  
   Quando lá estive e vi a planta, já estava sem flores, mas reconheci como sendo uma orquídea. Claro que "chorei" uma muda. Elas me autorizaram abrir a grande toceira, como resultado, obtivemos nada menos do que sete mudas, todas elas com mais de quatro bulbos. 

    Aqui nos altos de Viamão este Zygopetalum não mantém uma época específica para florir, tanto que minhas mudas florescem em muitos momentos.

    Basta a planta largar um novo broto, que junto ao mesmo, via de regra, se apresenta uma nova floração.

    Um dos meus vasos já apresenta duas frentes, e vou separá-lo, logo terei uma muda para efetuar uma troca, quem se interessar, é so contatar.

      Mas me interessa trocar Zygopetaum por uma outra variedade que eu não tenha.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores