Arquivo do blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CATLEYA LABIATA RUBRA

Nesta foto a planta e sua floração aqgora em novembro/dezembro 2015.
 
Nesta, uma das flores em maior aproximação, para uma melhor visualização.

Abaixo o labelo com todos os seus belos detalhes.

            Segundo a Wikipédia,enciclopédia livre, a Cattleya labiata é uma espécie que, no final do verão e princípio do outonoexibe sua exuberante floração. Espécie considerada "Rainha do Sertão", foi classificada e descrita por John Lindley, em 1821. Ocorre predominantemente na região nordeste do pais, sendo endêmica dos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e sem a confirmação em Alagoas; Ela participa da maior parte dos cruzamentos de hibridização existente em Cattleya, por ser de ótima armação, muito bom perfume. É a primeira Cattleya catalogada no Brasil e a orquídea mais velha já cultivada é uma Cattleya labiata Lind. 1821 no Royal Garden de Londres.

                  Planta epífita que vegeta sobre árvores em brejos de altitude com locais bastante úmidos, sempre protegidos do sol intenso. Vegeta numa altitude entre 500 e 1000 metros, geralmente na região da caatinga no nordeste.
       Ela procede em maior número de habitats dos estados do CearáParaíba,Pernambuco e Alagoas. Ocorre ainda em uma pequena população disjunta em uma serra exatamente na divisa entre Sergipe e Bahia. A espécie não ocorre de forma contínua e sim como pequenas manchas em áreas montanhosas mais úmidas em meio às áreas secas do agreste e do sertão nordestino.
         São plantas muito vigorosas, com pseudobulbos em forma de clava com ranhuras por onde escorre a água coletada,comprimidos e sulcados, apresentando uma única folha (unifoliada) oblongo-elíptica grossas e coriáceas com tonalidade verde, ás vezes arroxeado dependendo da incidência de luz solar, chegando até 25 centímetros de altura. Inflorescências compostas de 2 a 5 flores variando de 15 até 20 cm por frente, perfume forte (com maior intensidade no inicio da manhã).
          Sua Flor, com 20 a 25 centímetros de diâmetro, pétala e sépalas de colorido típico lilás-médio em diversas tonalidades. As sépalas são lanceoladas e as pétalas mais largas, ovóides e onduladas. O labelo apresenta muitas variações.
            Minha planta foi adquirida em um orquidário, na época, existente no caminho de uma das belas praias pernambucanas, de quebra mais uma bela desceu até o Rio Grande para me deliciar com seu perfume e cores.



Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores