Arquivo do blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

ZYGOSTATES ALLENIANA

          PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0235

       Estas pequeníssimas orquídeas são gauchas e se encontram presentes em quase todo o território do Rio Grande do Sul, e noutros estados do sul brasileiro, mas esta planta ai da foto abaixo, ainda por florir, é de um local com o qual tenho profunda raízes, na verdade amo de paixão curtir suas naturas sempre que posso. Estou falando do local denominado Paredão dos Borges, o nosso Paredão, no compasso das matas e de um rio sobejando vidas com a sua exuberância. Pois se lá forem, logo abaixo do nosso "chateau" existem duas laranjeiras de cheiro (aquelas pequenas que comemos com casca e tudo ou resultam em ótimos licorizados, se colocadas em potes embebidas na cachaça mais açúcar), atentem nos seus galhos e encontrarão muitas mudas desta pequena preciosidade. Mas já vou avisando, nada de retirá-las, afinal não é terra sem dono...e os donos são conservadores e ciumentos, eu particularmente, até porque quem plantou aqueles frutíferas fui EU! Outras podem ser encontradas numa árvore bem pertinho da casa dos amigos Marcio e Débora, lá estão, ir lá nos outubros da vida é observá-las em flor.     

         No vaso abaixo podemos observar as hastes em botão

        No vaso abaixo, com as flores já abertas, as pequenas micros mostram sua beleza ( são em média do tamanho de uma cabeça de fósforo).

        Para cultivá-las devemos ter presente a manutenção de uma umidade relativa, elas não toleram ficar secas por muito tempo, quando isso acontece, definam e podem morrer, pois não tem bulbos para armazenar nutrientes.

     Para que vocês tenham uma dimensão real do tamanho da nossa pequena preciosidade, vejam abaixo, que emprestei via site, numa foto de Milan Vágner. 



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores