Arquivo do blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MAXILLARIA UBATUBANA

MAXILLARIA UBATUBANA

Vaso florido nesta data, lá em casa: 05/08/2014







            Esta é uma das minhas Maxillarias Ubatubana, trata-se  de uma orquídea muito assemelhada a Maxillária Picta, quanto a flor, onde esta é menor, mas diferenciadas, quanto a planta. Enquanto as folhas da Picta lembram mais uma gramínea, mais finas e pendentes, na Ubatubana elas são mais firmes, encorpadas e se mantém eretas.

            Minhas plantas, todas elas, vieram de São Paulo, dos arredores de Atibaia, das encostas da montanha, não lembro o nome, mas de cujos paredões os aficcionados por Asa-Delta costumam se jogar, na pratica do esporte, no ano de 2002.

          Nas junções das grandes rochas existem centenas de touceiras destas orquídeas e dão um show quando em floração, ao menos davam lá pelos idos de 1997, quando por lá estive pela primeira vêz.

            Se estão pensando em crime ecológico, enganaram-se, não retiro plantas nativas de seus locais se lá estiverem seguras. Alguém as havia colhido, sim, mas as havia abandonado na beirada da estrada que sobe a montanha. Como o que sobe, também desce, foi na descida que as percebi de dentro do carro, estacionei e elas vieram comigo. Como estão comigo até hoje e todos os anos florescem e perfumam meu ambiente, penso que estão felizes com a troca.
            Enquanto na segunda foto se apercebe o amarelo vivo na parte interna das pétalas, na terceira foto dá para se ter uma idéia plena das manchas laterais nas pétalas e sépalas quando vistas lateralmente.

A Planta seve ser cultivada em meio de casca fina, musgo esfagno completo, ou montados em treefern ou cortiça. Aceita bastante luminosidade.  Regue regularmente e manter mix úmido, mas não molhado, porém exige descanso semi-seca até o mês de inverno.           

             De lá pra cá já consegui muitas novas mudas, nos meus cortes, portanto possuo algumas mudas para trocas, quem se interessar é só contatar.

                     Neste momento acabo de renovar as fotos destas orquídeas, mais de vinte vasos estão floridos lá em casa e deram um espetáculo. O melhor foi o perfume sensacional que exalam das dez horas da manhã até perto das quatorze horas, só neste horário, não me pergunte porque?


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores