Arquivo do blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

BIFRENARIA INODORA VAR MARROMNACEA

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0120

     Possuo duas plantas da Bifrenária Inodora, as duas estão comigo desde 2000, e tem sua origem em derrubada de mata, autorizada via plantio de novas árvores, em local nos arredores de Angelina SC. Quando lá estive muitas plantas estavam condenadas a morrer e serem queimadas, muitas delas mudinhas pequenas, que vieram a se desenvolver lá em casa. As bifrenárias, porém, já eram adultas e floresceram quase que de imediato, e mantém florações anuais desde então, sempre em novembro.

     Na foto abaixo uma das plantas, onde podem observar que a planta não emite um caule muito desenvolvido quando da formação do botão e por consequência, para as flores. 

    As flores em dois tempos, nesta abaixo, para observarem a flor e ao lado botões ainda fechados.
 
    Já nesta abaixo, uma das flores já aberta em plenitude e uma outra ainda semi aberta.

      Segundo a Wikipedia a Bifrenaria inodora é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso que existe do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, no Brasil,1 onde habita florestas úmidas abertas. Pertence ao grupo das Bifrenaria grandes, as quais nunca foram classificadas nos gêneros Adipe ou Stenocoryne. Pode ser facilmente reconhecida pelo lobo central do labelo de suas flores que é duas vezes mais comprido que largo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores