Arquivo do blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

MILTONIA FLAVESCENS

         PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0084

       Foi no ano de 1998 que ganhei duas mudas desta orquídea quando a trabalho em Nova Trento SC, as irmãs tinham uma planta grande enraizada em uma figueira, depois de um bom "choro" elas foram colocadas nas minhas mãos. Tanto se multiplicaram, que hoje possuo inúmeros vasos, todos florescendo anualmente, sempre nos novembros da vida.

              Na foto abaixo um dos vasos, por inteiro.

    Nesta foto um trio em sequência, que é como se apresentam.

    Uma das flores, em detalhe.

                            Abaixo, uma foto do labelo em detalhe.

    Segundo a Wikipedia a Miltonia flavescens é uma espécie botânica de orquídeas epífitas provenientes do Brasil, do norte da Argentina e do Paraguai.
O nome do gênero - Miltonia - foi batizado em homenagem ao inglês, colecionador e jardineiro de orquídeas, Lord Fitzwilliam, visconde de Milton.
       Quanto a morfologia esta planta tem duas folhas compridas de 30 a 35 cm de comprimento e 2,5 a 3 cm de largura, que nascem de pseudobulbos elípticos compridos e achatados de 5 a 12 cm de comprimento.
        A haste floral nasce da base do rizoma e contém de 7 a 10 flores de cor creme com pintinhas marrons.
        Cultivo: Esta planta é fácil de cultivar com tutores. O substrato deve favorecer a drenagem, porque as raízes necessitam de aeração. É conveniente cultivar em troncos ou cascas de madeira ou sobre galhos. Não se deve permitir que o substrato seque totalmente.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores