Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ONCIDIUM (LOPHIARES) PUMILUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº  0068

      Mais uma pequena joia da natureza, a Micro Oncidium Pumilum, assim deonominada por John Lindley em 1825, a desfilar aqui no orquidário. Minhas plantas, todas elas são de derrubadas de matas aqui no alto Viamão RS, e muitas estão comigo a muitos anos, sempre florescendo nos verões da vida.

     Abaixo uma das plantas, em vaso de PET adequado, com muito tijolo quebrado no subtrato, para não guardar excesso de umidade, que esta orquídea não tolera. 
 
    As flores em foto com maior aproximação, em detalhes.
 
    Uma das flores, em detalhe.

       Esta planta deve ser cultivada com luminosidade porém não a sol pleno, sombreado via sombrite, ou a sombra, é o ideal. E atentar muito que a mesma não suporta ter suas raízes permanentemente umedecidas, esta é uma forma de matá-las em pouco tempo.





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores