Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ONCIDIUM BARBATUM

      PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0160

     Possuo alguns exemplares destes variedade, todas elas são aqui dos arredores, no alto Viamão RS, coletadas que foram em derrubadas de matas, E outra planta que não gosta de ter suas raízes mantidas com muita umidade, pois é planta que na natureza via de regra se desenvolve em galhos de pequeno porte, com suas pequenas raízes bem fixadas.

                     Na foto abaixo um dos vasos por inteiro

                             Nesta foto um conjunto de flores.

    Outra foto para melhor verificarmos, em detalhes, suas formas e esplêndidas cores.

                                     E, por último, o labelo em maior aproximação.

      Segundo a Wikipedia é uma espécie epífita muito decorativa. Pseudobulbos largos e ovóides, lateralmente comprimidos e angulosos, de 3 centímetros de altura e de cor verde-brilhante. Folhas curtas de 2 centímetros de comprimento por 2 centímetros de largura, oblongo-lanceoladas e com ápice arredondado. Inflorescências que alcançam até meio metro, flexíveis e graciosamente recurvadas, portando até trinta flores. Flor de 2 centímetros de diâmetro, com pétalas e sépalas de cor acinzentada, maculada de marrom-claro. Labelo trilobado com lóbulos amarelos laterais grandes e vistosos. Lóbulo central encrespado da mesma cor das pétalas e sépalas, mas com margens amarelas bem fimbriadas.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores