Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DENDROBIUM MOSCHATUM

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº  0072

       Esta espécie chegou as minhas mãos via três galhos de plantas com Keikis(mudas que crescem nos galhos velhos das orquídeas) lá nos idos de 1997, chorados que foram duma planta na Entidade onde estava efetuando um trabalho. De lá para cá já efetuei dezenas de replantes e tenho bastante vasos desta variedade.

      A planta é enorme, seus caules podem chegar a mais de um metro de cumprimento, e é muito florífera, principalmente quando cultivada a pleno sol. 
      Porém um senão se impõe, admire-a bastante quando em flor, pois sua durabilidade é de apenas 24 horas a pleno vigor.

       Já o vaso abaixo foi como que uma herança, era da minha mãe, estava plantado numa lata grande de tinta, hoje ocupa plenamente um grande vaso, colocado ao centro de um gramado, quase a frente da casa. Já é atraente quando sem flor, florido, então, ainda que para ser admirado num compasso de dois dias, dá um espetáculo a parte.


    Abaixo, outro dos meus vasos, ainda com muitas flores por abrir.

Na foto abaixo um dos conjuntos de um caule com floração em sua plenitude.

    Já na foto abaixo uma destas flores para se observá-la em detalhes.

E, por fim, o labelo, em maior aproximação, para melhor observarmos seus detalhes.

       Segundo a Wikipedia internacional o Moschatum Dendrobium, o Dendrobium Musky-cheiro, é uma espécie de orquídea, e ele é nativo do Himalaia (norte e leste da Índia , do norte de Bangladesh , Nepal , Butão , Assam , Yunnan ), e Indochina ( Vietnã Tailândia , Myanmar , Laos , Camboja )

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores