Arquivo do blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

PAPHIOPEDILLUM CALLOSUM ALBA



        PLANTA IDENTIFICADA:  Nº 0241

      Este Paphiopedilum foi adquirido na Seasa, na capital paulista, e me veio identificado, ocorre que o nome veio escrito com algum lápis que apaga fácil, portanto, ficou não legível. Quando o postei, havia colocado (Mais um Noid nas minhas classíficações, pois também ainda não consegui classificá-lo.Qualquer ajuda neste quesito é muito bem vinda...grato com antecipação), todavia ao adquirir a Revista Guia de Orquídeas, de n° 8, editada pela Casadois, ei-lo lá na página 34.

             
     É a segunda vez que êle floresce no meu orquidário, tem se mostrado bem resistente, segurando com tranquilidade os invernos aqui do alto de Viamão-RS.

    De resto, trata-se de um belo exemplar, amo deveras suas cores, inusitadas numa orquídea...sua durabilidade, como quase em todos os paphiopediluns é superior a um mês.

     Segundo a Wikipedia o Paphiopedilum callosum é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) do Sudeste Asiático. Há uma variedade da Península da Malásia, denominada sublaeve ou warnerianum, qua alguns taxonomistas preferem classificar como espécie autônoma.

         Quanto ao desenvolvimento da planta, no gerar de novas mudas ou brotos, ela tem se mostrado bastante lenta, tem sido um broto por ano.

        Estou chegando a conclusão de que a danada gosta de receber doses de fertilizantes, e, confesso, pouco ou quase nada dos mesmos chegam até minhas orquídeas, prefiro vê-las reagir e subsistir como na natureza.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores