Arquivo do blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

CATTLEYA GUTTATA VAR. PRINZII


         PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0243

    Possuo algumas Cattleyas Guttatas, com certeza, mas apenas duas florescem exclusivamente nos meses de maio, em cada ano. O porque desta diferenciação não tenho explicação.

          Pela internet finalmente, penso, que consegui identificá-las, com pequenas variações, mas ainda assim pertencem a variedade Prinzii.
          
        Só que, ambas foram colhidas em mata derrubada aos sopés da Serra do Mar, na Mata Atlântica, nas várzeas praianas de Peruíbe/SP, lá pelos anos idos de 1996. Época em que ocorreram inúmeras derrubadas nas matas costeiras, aos milhares, plantas foram dizimadas, orquídeas de tantas espécies, bromélias e outras plantas.

        Na época, lembro, estava trabalhando em São Paulo, capital, e dalí por este Brasil afora. Nos fins de semana efetuava minhas fugas estradeiras, minha moto me levava longe por estradinhas em meio as matas e montanhas. Onde encontrasse uma mata derrubada, localizava o dono, pedia licença e adentrava recolhendo plantas de todas as espécies. Quantas vêzes lamentei por encontrar touceiras inteiras de Cattleyas já apodrecidas, ou Bifrenárias, Brassavolas, Catassetuns, Gongoras e outras tantas, além de Micros.  
    
    

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores