Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PHALAENOPSIS ROSA

         Este meu vaso da Phalaenopsis Rosa já esta comigo a muitos anos, de uma orquídea bastante rara no passado, hoje é fácil encontrá-las nos supermercados, ainda que os preços não sejam tão acessíveis assim, Devido a enorme quantidade de variedades criadas pelos geneticistas, mesmo na internet é difícil sua classificação de forma correta.

A foto das flores, um belo conjunto 

     A labelo visto bem de perto para admirar a maestria das cores e desenho...uma pintura!

   Segundo a Wikipédia a Enciclopédia livre, a Phalaenopsis,  (em portuguêsFalenopse),  são orquídeas asiáticas não comuns como espécies puras em coleções, sendo a maioria das mais conhecidas híbridos gerados de semente, e depois reproduzidas do caule.
    Quanto a etimologia o nome do gênero (Phal.) procede da latinização das palavras gregas: φάλαινα(phálaina), que significa "mariposa"; e ωΨις (opsis) que significa "parecido", aludindo à forma das flores de algumas espécies que se assemelham a mariposas em voo.
  • Orquídea borboleta
  • Orquídea mariposa
  • Orquídea boca
          Quanto ao Habitat existem cerca de 65 espécies perenes, epífitas ou litófitas, originárias das Filipinas, Sudeste asiático e outras regiões. Portanto clima quente, variando de 18C a 35C; um clima estremamente úmido, +- 2000mm anuais. O fato explica algumas dificuldades quanto a cuidar das mesmas, pois no inverno nossas temperaturas baixam demais, neste caso é necessário retirá-las do ambiente natural, colocando-as sob ambiente protegido.
          Quanto a descrição há dois tipos principais: o padrão e o miniatura. O primeiro pode chegar a 1 m de altura, enquanto as miniaturas ficam em torno de 30 cm. Ambos têm a estrutura bem semelhante, diferindo apenas no tamanho. As folhas são largas e brilhosas, nascendo no centro da planta. A queda das folhas mais velhas permite que a planta permaneça com quatro a cinco folhas em qualquer época. As flores do tipo padrão têm cerca de 8 cm de largura e hastes bem longas, que podem ter até 60 cm. As miniaturas têm flores menores e desabrocham em hastes mais curtas. Suas cores variam do branco ao rosa e amarelo, muitas vezes riscadas ou manchadas com atraentes marcações. As pétalas são arredondadas. Pode florir até três vezes por ano, e a época varia de acordo com a região geográfica.
             Portanto, quanto ao cultivo adaptam-se em estufas quentes, precisam de muita sombra. Deve-se regar a cada 7 ou 15 dias e adubar quando estiver sem flores. A folhagem não deve ser borrifada, pois é propensa ao acúmulo de água na base das folhas, o que pode gerar fungos que causam doenças e podem até mesmo matar a planta. Na época da floração as hastes mais altas precisam ser escoradas, pois assim os ramos velhos dão origem a novos..

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores