Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

LYCASTE SKINNERI VARIEDADE SEMI ALBA.

          Possuo este vaso a mais de cinco anos e apenas em outubro deste ano, 2015, ele apresentou suas flores. Na época ainda estava caminhando com dificuldades, devido ao meu acidente. Quando visitei o orquidário as flores já começavam a perder seu esplendor, ainda assim ainda consegui fotografá-la, a bela Lycaste Skinneri semi alba, cuja variedade Alba é a flor nacional da Guatemala.

                                     Nesta foto o vaso por inteiro.

                                     A flor em maior aproximação.
                                     Nesta o labelo, com suas belas cores.


    Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, a Lycaste (em português: Licaste ou Licasta) é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceæ). Foi proposto por John Lindley em 1843, publicado em Edwards's Botanical Register 29: Misc. 14. A espécie tipo, designada por A.A.Bullock, em 1958, em Kew Bull. 13: 254, sua Espécie tipo é aLycaste macrophylla (Poepp. & Endl.) Lindley, anteriormante Maxillaria macrophylla Poepp. & Endl..
         Quanto a etimologia o nome deste gênero deriva da latinização do nome próprio gregoΛυκαστη(Lycaste), que era o nome da bela irmã de Helena de Troia e filha de Príamo, conforme narrativa lendária e poética, numa alusão à beleza das flores desse gênero. 
    Quanto a distribuição o gênero Lycaste Agrupa cerca de três dezenas de espécies epífitas, ocasionalmente terrestres, de crescimento cespitoso, das florestas do noroeste da América do SulAmérica Central desde o Sul do MéxicoCaribe, até os limites da Amazônia, três espécies registradas para o Brasil. A Colômbia é considerada seu centro de irradiação.
         Quanto a descrição seu rizoma é curto, com pseudobulbos de secção elíptica ou quadrangular, lisos ou sulcados, algo compressos dos lados, quando novos revestidos de Baínhas, com até três folhas no ápice. Estas são grandes e multinervadas, plicadas, pseudopecioladas, algo parecidas com as de Stanhopea, quase sempre caducas. Ainflorescência é solitária, ou raramente com duas flores grandes e vistosas, muito mais curta que as folhas, em regra mais alta que os pseudobulbos, ereta, nasce das Baínhas do pseudobulbo. São frequentes as vezes em que nascem diversos rácimos juntos, dando a impressão de que sejam muito mais flores por inflorescência.
         As flores, em posição direita, não tombadas, apresentam sépalas quase iguais, bem abertas em um único plano, direitas e regulares, largas na base, presas ao pé da coluna, com este formando pequeno mento simples, conferem à flor um formato triangular quase perfeito. pétalas menores do que as sépalaslabelo séssil, com algum néctar acumulado na base, esta pouco atenuada, levemente unguiculado, trilobado, lobos laterais erguidos, mediano de margem ondulada ou denteada com calo ligulado, estreito e côncavo. A coluna é longa e arcada, na base prolongada em pé, viscídio simples eantera terminal abrigando dois pares de polínias.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores