Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Maxillaria Picta

MAXILLARIA PICTA

           
Eis uma das minhas Maxillarias Picta, que já estão comigo desde 1998, e têm, todas elas, a mesma origem, quando numa das minhas escapadas de fim de semana, adentrei, eu e minha moto estradeira, uma Saara, pelas trilhas que correm por baixo das linhas condutoras de eletricidade, no alto da Serra do Mar, nos arredores de São Bernardo do Campo/SP.

             Lá ia eu a cata de uma derrubada de mata, desta vêz bem que demorou um pouco, andei bem uns sete kilometros trilha adentro até encontrar a primeira derrubada, esta até que era de pequeno porte, uns dois hectares, no máximo...e o peão estava lá, trabalhando, além dos eventuais cantares dos pássaros, só o que quebrava o silêncio era a batida inclemente do machado contra a madeira viva.

           Conversa vai conversa vem, finalmente ele entendeu meu objetivo e pude me dedicar na retirada das orquídeas que encontrava. Ainda conversamos um pouco a respeito de quem era a terra, se o dono tinha autorização para a derrubada, etc, ele disse: Sei não seu moço, meu trabalho é derruba e limpá.

            Difícil ser o senhor da consciência dos outros...segui em frente.
      Dentre elas, algumas touceiras de Maxillarias, não floridas, mas com muitas cápsulas de sementes, quase maduras.

    Mais tarde, quando vieram a florescer, em julho daquele ano, é que pude identificar: Pictas.

      A foto ao lado dá uma idéia bem clara das suas manchas laterais. 

       Ainda possuo muitas mudas, até porque as danadas crescem e se desenvolvem rápido, proporcionando novas mudas, nos cortes efetuados.




A foto abaixo representa floração deste mês, ainda florida lá em casa, desde 15/07/2014:

Possuo mais de dez exemplares para efetuar trocas, para tanto basta me contatar.







Um comentário:

Ro Souza disse...

Estava garimpando na net para saber o nome desta orquídea, tb tinha encontrado uma mudinha na mata que demorou mto a florir, e as flores apareceram assim pintadinhas e com um perfume maravilhoso. Obrigada, agora já posso por uma plaquinha com o nome.
Abraço.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores