Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CATTLEYA INTERMÉDIA "SEMI ALBA"



         Esta é a primeira Cattleya Intermédia a florir este ano lá no meu orquidário, no alto de Viamão/RS.

        A flor em detalhe acima é deste ano, setembro/2014.
          
       Para mim é muito difícil classificar as Intermédias, todas me parecem ter alguma diferenciação, seja nas sépalas, nas pétalas ou mesmo nos labelos.

O vaso abaixo é de floração de 08/2010:
Este vaso com floração atual, em setembro/2014:
Mais um vaso com floração atual, em setembro/2014:
             Estas, por exemplo, não me parecem ser Tipo, pois não tem o rosado caracteristico das tipos, falta-lhe uma cobertura maior desta pigmentação.

           Logo, eu a classifico como sendo uma Semi Alba, vejam que parte do seu labelo é completamente branco, e suas pétalas e sépalas são levemente rosadinhas.

Enfim, fica a questão, como classificá-la corretamente?

           Possuo Intermédias paulistas, catarinenses e gaúchas, tantas vieram até mim, que me é complicado lembrar todas as suas origens.

A medida que florirem irei catalogando-as, procurando lembrar de onde vieram.

           Esta, da foto, não tenho dúvidas, é gaúcha e do alto do Viamão, foi salva junto com outras tantas, de diversas espécies, num quase desastre ecológico cometido bem perto aqui de casa, quando houve uma invasão de terras, onde ainda havia uma pequena reserva de mata nativa. Fiquei sabendo que estavam derrubando muitas árvores e lá fui eu...consequência, repus algumas em outras árvores, e salvei outras, obtendo algumas mudas. 

            Com certeza outras iguais a ela vão florir, ou mesmo diferentes, são inúmeros os vasos se preparando para floração, então terei Intermédias para trocar. 


Um comentário:

Odila Moraes disse...

Olá, sou principiante em orquideofilia e nesta semana floriu uma que acredito ser uma intermedia, mas gostaria de classificá-la melhor. Dúvidas: as intermédias costumam dar uma só flor ou somente em cachos? a minha se parece com essa que vc chama de alba.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores