Arquivo do blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CATTLEYA LEOPOLDII TIPO CLARA MACULATA

       PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0240

       A planta abaixo é de floração de 2010.

             Esta é uma Catléya Leopolddi Tipo Clara Maculata, originária das matas costeiras do Estuário do Guaiba, onde existem muitas como ela, e os ventos costumam fazer estragos, quebrando galhos.
             As danadas costumam germinar muito próximo as pontas dos galhos, que mais facilmente secam e apodrecem, até porque dão preferência para árvores das espécies das figueiras, ou tarumãs.
  
             Começam a florescer lá pelos fins de novembro, em dezembro e, as tardias, nos janeiros de cada ano.

              Ainda encontro alguma dificuldade para identificar minhas plantas com estas características, alguns orquidófilos entendem que todas fazem parte de um gripo só: Tigrinas, sejam Leopolddis ou Guttatas.  Particularmente, prefiro classificá-las ou como Tigrinas (as Leopolddis) e como Guttatas, penso que ambas têem características bem marcantes.
             
              Das primeiras, Tigrinas...para mim, Leopolddis, possuo algumas variedades e muitos vasos, sempre posso dispor de algumas destas orquídeas para trocas, a partir da próxima floração estarei fotografando cada padrão, indicando a quantidade que colocarei para trocas.

Um comentário:

Elena Rivero disse...

Por ordem:

A primeira orquídea é bonita!

A segunda é bela!!

A terceira é linda !!!


Quero uma, me dá? rss...

Bejus!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores