Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MAXILLARIA COGNIAUXIANA

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0009

     Possuo duas plantas desta espécie de Maxillaria, a Cogniauxiana, pequenas em tamanho mas grandes em cerosidade e formosura. 

      Minhas plantas foram encontradas numa derrubada de mata, já descrita em outra postagem, perto de Nova Trento SC.

         Tenho muito carinho por esta pequena grande planta, além de muito florífera, e de um leve perfume, sua forma e cerosidade são encantadoras.
  
           Na foto abaixo um dos vasos.    

      Nesta outra foto a planta vista mais de perto, com a possibilidade de vermos as diversas flores, nem todas abertas em sua plenitude.

        Outra foto, tomada de outro ponto.

      E, finalmente, uma das flores, numa tentativa não tão bem resolvida, de mostrá-la em detalhe.


       Ela é conhecida como: Maxillaria cogniauxiana por W. Hoehne 1933;

       Tem muitos sinônimos:

Christensonella cogniauxiana ( Hoehne ) Szlach. , Mytnik , Górniak & Miszek 2006; Maxillaria cogniauxiana var. latifolia (Hoehne) Pabst 1972; Maxillaria cogniauxiana var. pygmaea (Hoehne) Pabst 1978; Maxillaria heterophylla Hoehne 1952; Maxillaria heterophylla var. acicularifolia Hoehene 1952; Maxillaria heterophylla var. intermedia Hoehne 1952; Maxillaria heterophylla var. latifolia Hoehne 1952; Maxillaria heterophylla var. longifolia Hoehne 1952; Maxillaria heterophylla var. pygmaea Hoehne 1952;

       Consta que seus habitas naturais vão do Rio de Janeiro até São Paulo, Minas Gerais e ao Paraná, aos 1400 metros, porém a minha foi encontrada nos arredores de Nova Trento SC, numa altura aproximada dos 480 metros, portanto é, provavelmente muito maior a sua área de distribuição.
       Outros dados:
Planta: Epífita, ~10 centímetros;
Flor: 2,5 centímetros;
Época de floração: outono;
Longevidade das Flores: 20~25 dias;
Fragrância: nenhuma. Discordo, com leve perfume, bastante agradável;
Luminosidade: média;
Umidade: média;
Dificuldade de cultivo: fácil. 






Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores