Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ONCIDIUM OTTONIS

          PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0054

        No meu ponto de vista existem duas variedades dentro do Oncidium Ottonis, aquele com cacho com muitas flores, tipo chuva de ouro e este, dos quais possuo alguns exemplares, via de regra com uma flor para no máximo quatro flores por haste floral. Minhas plantas, todas elas, são de uma derrubada de mata, nas proximidades de Veranópolis RS, na serra gaúcha. 

           É uma planta de difícil cultivo, não perdi nenhuma muda, mas tenho constatado que seus bolbos tem diminuído de tamanho, esta faltando algo para as plantas se desenvolverem em plenitude. É observar mais e mudar, talvez, a forma de cultivá-las.

           Abaixo uma das plantas, com uma única flor.

         Já a planta, do vaso abaixo, esta com duas flores. 

      Oncidium é um gênero de orquídeas largamente distribuídas do México ao sul da América do Sul. Chuva-de-ouro é um dos nomes popularmente utilizados no Brasil para designar um grande grupo de espécies de orquídeas, outrora pertencentes ao gênero e diversos outros gêneros de flores semelhantes. A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor. As flores dos Oncidium, no entanto, podem ser amarelas, marrons, verdes, alaranjadas, brancas, róseas e não raramente tigradas. Outra característica presente em grande parte das espécies é que as pétalas e sépalas são bastante pequenas em relação ao labelo. Na maioria epífitas, seus pseudobulbos em grande parte das espécies são ovalados e achatados. Muito utilizados como flor-de-corte.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores