Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

EPIDENDRUM DENTICULATUM "ROSA"

        PLANTA IDENTIFICADA: Nº 0090

        Possuo alguns vasos desta espécie, nesta variedade rosa, que estão floridos neste momento, 01/10/2014.

    Em detalhe, uma das hastes, em flor:

     Em detalhe, uma das flores e suas parasitas, que só percebi quando salvei a foto:

     E, agora, um risco constante, piolhos, a planta deve ser muito atraente e saborosa para este sugadores, pois eles as adoram. É necessário estar sempre atento, óbvio que nesta flor eu me descuidei...tadinha! É, mas já foram devidamente eliminados. 

        Segundo a Wikipedia o Epidendrum denticulatum, é uma espécie de orquídea, muito comum no Brasil, que faz parte de um grupo de espécies de pertencentes ao gênero Epidendrum, todas muito parecidas, distintas apenas por pequenos detalhes, as quais de modo geral são consideradas sinônimos do E. secundum Jacquin. Em regra este grupo de espécies é terrestre ou epífita, muitas vezes encontrado em dunas ou à beira das praias e às margens dos rios, vivendo sob sol pleno, por quase todo o litoral brasileiro e em muitos outros países americanos. São ocasionalmente utilizados em jardins pois florescem longamente formando vistoso conjunto de flores de cores variáveis. Híbridos desta espécie são comumente encontrados à venda nas exposições de orquídeas e supermercados.
        A principal causa da confusão em sua identificação é devida ao fato de as espécies secas e prensadas em herbários perderem parte das características facilmente verificáveis em uma planta viva, principalmente no que se refere à curvatura e calosidades presentes nolabelo de suas flores
     O Epidendrum denticulatum foi descrito por João Barbosa Rodrigues em 1881, a partir de uma planta de flores róseas com calosidades brancas e amarelas, encontrada florescendo no mês de março sobre uma árvore nas matas próximas a Joinville, em Santa Catarina. O nome é uma referência ao labelo de margem serrilhada, como se fossem pequenos dentes.
       Pelo fato de fazer parte deste grande grupo de espécies similares, por muito tempo sua aceitação esteve em dúvida entre os taxonomistas fora do Brasil, que consideravam esta espécie apenas um sinônimo do Epidendrum secundum.
        Em 2007, Fábio de Barros e Fábio Pinheiro publicaram um trabalho estabelecendo sem dúvida a identidade desta espécie. Mediram os segmentos florais de dezenas de exemplares em cultivo e demostraram, dentre outras diferenças existentes nas medidas nos lobos do labelo, que a coluna desta espécie mede de 7 a 8 mm de comprimento, e o labelo de 11,7 a 13,4 mm enquanto no Epidendrum secundum estas medidas são respectivamente 4,7 a 6,2 mm e 7,2 a 8,6 mm. Mas, de qualquer forma, sabe-se que esta espécie pode ser prontamente identificada pelo formato dos calos.
É planta pouco exigente e de fácil cultivo em mistura de material orgânico e arenoso, bem drenado, tanto em grandes vasos como em canteiros sob sol pleno. Tolera temperaturas entre 2 e 40°C.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores