Arquivo do blog

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CATTLEYA SP

      PLANTA NÃO IDENTIFICADA: Nº 0233

     Esta é uma Cattleya, e é filha única aqui no alto Viamão RS, foi plantinha pequena encontrada numa derrubada de mata aqui perto há uns oito anos, quase as margens do Estuário do Guaíba, muito próximo já da Lagoa dos Patos. Quando floriu, anos depois, levou bem uns quatro anos, me encantou, porém até hoje, e já é a sua terceira floração, não consegui classificá-la. Penso que é um casamento natural entre uma Cattleya Leopoldii e uma Cattleya Intermédia, de floração mais tardia. Já pesquisei muito na Internet e, ainda, nada descobri. A orquídia que mais se parece com esta dai, na foto abaixo, é a Cattleya Ametlystoglossa, todavia esta variedade tem seus habitats restritos a Bahia, Espírito Santo e um tantinho em Minas Gerais...o que faria, aqui, bem ao sul, junto ao Estuário do Guaíba? E, demais a mais, existem diferenças bem expressivas entre ambas, ainda que conste que a Amestlystoglossa tenha sua origem a partir da Guttata, que muitos acreditam ser igual a nossa Leopoldii.

       De qualquer forma, enquanto aguardo encontrar sua classificação, talvez alguém saiba e se disponha a me esclarecer, ei-la para a alegria daqueles, que, como eu, se encantam com a beleza destas belas flores...e, esta, não há como negar, é muito linda! Curtam a foto abaixo.

 
      A flor, em detalhe.

       E o seu labelo, magistralmente bem desenhado, haja perfeição na mãe natura.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou Nedi Nelson, como profissional abraço a contabilidade e nesta me realiza a auditoria; como pessoa sempre sublimei ler e escrever, a poesia é lugar comum, hoje vivencio o romancear; como hobby e paixão descobri as orquídeas, o estudo, o cultivo e por fim o descortinar de suas florações..e eis que minha alma transcende o poetar. Viver o entreabrir de uma orquídia me é palco sensível para deixar fluir o poema. A idéia é criar três seções específicas, uma para partilhar a palavra escrita, seja por meio de poemas, contos ou romance, estejam publicados ou não, que venham a ser publicados ou não; outra para cultuar, via fotografias e textos, as minhas orquídeas; e outra para falar de minhas viagens, via fotografias e textos, seja quando a trabalho nos contextos da auditoria, em minhas folgas, seja especificamente a lazer .

Seguidores